CIC Oeste promove ação para inserir moradores em situação de rua no mercado de trabalho

Em alusão ao Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, comemorado no próximo dia 26, o CIC Oeste realizará no mês de agosto a ação “Vida que Segue” com a intenção de promover cidadania, justiça social e educação.

O projeto pretende oferecer atendimento a pessoas em situação de rua, acompanhadas por Centros de Acolhidas, albergues ou por Organizações não governamentais possibilitando a reinserção no mercado de trabalho.

Já na primeira semana, três Centro de Acolhida se inscreveram, encaminharam 18 profissionais para entrevista e, dos oito pré-selecionados, três foram contratados e ainda receberam cobertores e cesta básica.

“O nome escolhido faz referência às pessoas que passam por situações delicadas, e tem o objetivo de ressoar como conforto e motivação para que sigam em frente, reforçando que sempre haverá uma nova chance de ser feliz”, esclareceu a coordenadora do CIC Oeste, Edilaine Daniel.

O CIC Oeste está cadastrando Centro de Acolhidas, Albergues ou Organizações não Governamentais. Após o cadastro, ao surgir vagas, o CIC Oeste ligará para informar o perfil das vagas e receber a lista dos candidatos.

O CIC mantém  o contato com a Instituição que assiste o candidato e auxilia na atualização de documentos, agendamento da entrevista e,  após a aprovação, no encaminhamento dos documentos necessários para a contratação. Por fim, a assinatura do contrato de trabalho.

“A maioria das pessoas em situação de rua, mesmo que assistidos pelas Instituições, não possuem todos seus documentos pessoais, o que dificulta uma futura contratação. O CIC realiza todos os procedimentos para que o cidadão tenha seus documentos pessoais e consiga participar do processo seletivo”, orientou a diretora.

Após a contratação o CIC mantém o vínculo com as Instituições e as empresas, para mensurar o impacto do projeto na comunidade, na vida dos contratados e na empresa.

O CIC Oeste está localizado na Estrada das Taipas, 990 – Jaraguá.

Governo do Estado de SP