Secretaria da Justiça e Cidadania participa de seminário em alusão ao Dia Mundial do Refugiado neste sábado (20)
O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP/SP), da Secretaria da Justiça e Cidadania, participará neste sábado (20) do seminário on-line “Deslocamentos: refúgio e imigração durante a pandemia”, promovido pelo Observatório das Migrações em São Paulo-NEPO/Unicamp, e pelo Museu da Imigração. A ação é alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho.
O evento será realizado às 15h com transmissão simultânea no canal do YouTube do Museu da imigração: https://www.youtube.com/user/museudaimigracao
O coordenador do NETP e do Comitê Estadual para Refugiados, Ricardo Alves, abordará o recrudescimento dos casos de tráfico de pessoas e trabalho escravo contemporâneo envolvendo migrantes e refugiados no estado de São Paulo.
Na ocasião será lançado o Atlas Temático Migrações Internacionais – Macrometrópole Paulista. O estudo foi coordenado pela professora Dra. Rosana Baeninger da UNICAMP
Confira a programação:
- 15h – Boas vindas pela Diretora Executiva do Museu da Imigração – Sra. Alessandra Almeida
- Apresentação do Relatório de Tendências Globais 2019 do ACNUR- Sra. Maria Beatriz Nogueira
- Recrudescimento dos casos de tráfico de pessoas e trabalho escravo contemporâneo envolvendo migrantes e refugiados no estado de São Paulo – Dr. Ricardo Alves
- Atuação da Coordenação de Políticas para Migrantes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo – Sr. Vinicius Duque
- Depoimento do refugiado da República Democrática do Congo – Prosper Dinganga Sikabaka
Ações da SJC para imigrantes e refugiados
A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) atua no desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à defesa dos direitos humanos, igualdade de gênero e o combate à discriminação e à intolerância religiosa.
Em junho de 2019 lançou a campanha “Imigrante, São Paulo te Acolhe”.
Com mensagens nas redes sociais e em pontos estratégicos como metrôs, rodoviárias e aeroportos, a campanha permanente apresenta os serviços disponíveis na Secretaria da Justiça e Cidadania para atendimento aos migrantes, refugiados e imigrantes, além de alertar sobre a xenofobia.
CIC do Imigrante
Desde 2014, o CIC do Imigrante realiza ações para promover a inserção dos imigrantes e refugiados no mercado de trabalho. O espaço oferece inúmeros serviços, que incluem elaboração de currículo, orientações de acesso à educação, à saúde e ao trabalho formal, regularização migratória, entre outros.
A unidade disponibiliza cursos de português e profissionalizantes (estamparia, escola de moda, bioconstrução e gastronomia).
O CIC do Imigrante está localizado na Rua Barra Funda, 1.020, e presta atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Todos os serviços são gratuitos.