Secretário da Justiça visita CIC Norte
O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, visitou nessa quarta-feira (22) a unidade Norte do Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Pasta que tem como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e a inclusão social.
Paulo Dimas percorreu as instalações da sede, conversou com funcionários e com munícipes com o propósito de melhorar as instalações e buscar a excelência dos serviços prestados.
No ano de 2019, foram realizados 69.942 atendimentos pelo CIC Norte. Na soma de todas as unidades, o CIC registrou 1.397.513 de atendimentos no mesmo período.
Henrique Washington Gomes, pai do Artur de 1 anos e 3 meses, saiu da unidade com a Certidão de antecedentes criminais. “Agora vou concorrer a uma vaga de emprego”, contou.
Maria Aparecida Silva Oliveira, 73 anos, faz aula de violão há 2 meses e contou que os 5 netos estão orgulhosos. “Eles ficam dizendo que a vovó agora toca violão. Aprender elevou a minha autoestima e já noto que estou com mais habilidade. Sem contar que estou realizando um sonho de infância”, salientou.
Maria Antônia Chaves Daniel, 84 anos, frequenta as aulas há mais de 1 ano. “Em casa, eu pego o violão, puxo um canto e vamos nos divertindo. E aqui no CIC encontro amigos”, reforçou.
As Marias são orientadas semanalmente pelo professor Wellington Palmiere Donizete, de 23 anos, que aprendeu a tocar o instrumento em 2011 quando ocupou o lugar de aluno no CIC Norte. “Eu vinha usar os computadores do Acessa São Paulo instalado aqui. Me encantei com instrumento e fiz as aulas. Comecei aqui e é um prazer poder ensinar”, afirmou.
São 17 unidades no Estado de São Paulo, sendo 8 na capital, 5 na Grande São Paulo, 1 no litoral e 3 no interior do estado.
Nas Unidades CIC, a população pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento da comunidade e tem acesso a inúmeros serviços gratuitos, como emissão de documentos e de segunda via de contas; serviços do Poupatempo; Acessa São Paulo; cadastro biométrico para eleitores e mutirões.
Também são oferecidos cursos de capacitação, palestras, encaminhamento para vagas de emprego; orientação jurídica e acesso à Justiça e orientação aos consumidores.
Os cidadãos ainda contam com orientação para imigrantes e refugiados; capacitação e orientação pelo SEBRAE; ensino social profissionalizante e mediação de conflitos.
Também são disponibilizados perícias de investigação de paternidade (DNA); exames de saúde e triagem para atendimento odontológico.
Além de atividades culturais e esportivas, entretenimento; corte de cabelo e serviços de beleza.
Acompanharam a visita a coordenadora do Centro de Integração da Cidadania, Tatiana Rached, e a diretora do CIC Norte, Denise da Conceição da Silva Avarese.
O CIC Norte está localizado na Rua Ari da Rocha Miranda, 36, no bairro Jova Rural, no Jaçanã.
Assessoria de Comunicação
CIC
Telefone: 3291-2637