Centro de Integração da Cidadania prestará serviço na Praça da Cidadania, em Santo André

 

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, prestigiou neste domingo (27) o lançamento da primeira Praça da Cidadania de São Paulo, em Santo André. A iniciativa visa a beneficiar 30 mil pessoas da região, segundo dados da Prefeitura de Santo André. O objetivo é promover a capacitação profissional e geração de renda dentro de comunidades vulneráveis em todo o Estado.

O Centro de Integração da Cidadania, programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, terá um container instalado no local e atenderá a população prestando serviços como orientação Jurídica; orientação ao consumidor (PROCON); Teste de DNA (IMESC); e emissão de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito.

“Essa é a mais completa e mais bonita praça de Santo André, do ponto de vista de complexidade e de campo de atuação, porque ela educa, ela faz formação profissional, formação em educação física, em cidadania, nos cuidados com a horta urbana. É um exemplo voltado para a defesa da cidadania. Ela é a praça mais bonita e completa de todo o Estado de São Paulo, isso é um orgulho para Santo André”, declarou o governador João Doria.

O local contará com as novas escolas gratuitas de qualificação do Fussp, espaços de apoio ao empreendedor e aprovação de crédito, além de equipamentos tradicionais de uma praça, como quadras poliesportivas, playground e pistas de caminhada.

O início das aulas das Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social está previsto para 25 de novembro. A previsão inicial é de oferta de 609 vagas para a comunidade local, com especialização em moda, beleza, gastronomia, informática e bioconstrução.

Os projetos de outros três equipamentos semelhantes já estão em andamento, com previsão de entrega para 2020. Será uma praça na zona leste da capital, em São Miguel Paulista; uma no interior, em Pindamonhangaba, e outra na Baixada Santista, em Cubatão.

O projeto da Praça da Cidadania tem como destaque a questão ecológica. Toda a construção do espaço levou em consideração as soluções ambientais, como o uso da bioconstrução e implementação de um biodigestor, jardim de chuva, cisterna, horta social agroecológica e composteira, entre outros.

O evento também contou com as participações da Primeira-Dama e Presidente do Fussp (Fundo Social de São Paulo), Bia Doria, do idealizador do projeto, Filipe Sabará, do Secretário Executivo da Habitação, Fernando Marangoni, e do Prefeito de Santo André, Paulo Serra.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP