Reunião na Secretaria da Justiça debate política de prevenção da gravidez na adolescência
Nessa quarta-feira, 16, o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, reuniu-se com a juíza da Vara da Infância e da Juventude do Ipiranga, Mônica Ribeiro de Souza, e o desembargador Eduardo Gouveia. Um dos temas tratados foi a criação de um projeto para implantar políticas públicas de prevenção da gravidez na adolescência. Presente ao encontro a coordenadora dos Centros de Integração da Cidadania (CICs), Vanessa Cristina Martiniano.
Segundo a juíza da Vara da Infância e da Juventude do Ipiranga, o Brasil é o país com a maior taxa de gravidez na adolescência na América Latina. “A jovem que engravida precocemente costuma ter mais filhos durante a adolescência”, alertou.
Durante a reunião, foi debatida a construção de um site para reunir os serviços públicos disponibilizados às adolescentes gestantes, tanto na área da saúde quanto assistencial. Também foi sugerida a edição de uma cartilha de orientação, a ser entregue aos professores da rede pública de ensino.
Mascaretti se mostrou receptivo à iniciativa. Explicou que, em breve, a Secretaria da Justiça lançará uma campanha de prevenção da gravidez na adolescência. Prontificou-se a marcar uma reunião com os secretários de Estado, envolvidos com a temática, para definir os próximos passos dessa ação, e convidou os juízes para participarem do encontro.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612