CRAVI realiza palestra sobre atendimento a vítimas de Suzano

O coordenador do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, Bruno Fedri, proferiu nesta quarta-feira (16) palestra na Universidade de Mogi das Cruzes com o tema “A Experiência dos Profissionais da Psicologia na Tragédia de Suzano”. O encontro contou com a participação de alunas do curso de Psicologia.

O especialista ressaltou que desde o dia da tragédia (13/03) até o dia 25 de julho, foram realizados 572 atendimentos individuais, em grupos, em rodas de conversas, e domiciliares para aquelas pessoas que não conseguiram à escola. “A escuta sem julgamento foi essencial para os adolescentes se sentirem seguros e falar do ocorrido. Alguns eram amigos dos autores dos disparos e sofreram preconceito”, disse Bruno. “Com o ambiente acolhedor, os meninos falaram também de outras situações vivenciadas na escola e em casa, entre elas, alcoolismo, automutilação e bullying”.

Como proposta de intervenção, O CRAVI também criou um grupo com pais de alunos para discutir temas relacionados a acesso a direitos, cidadania, e melhorias no ambiente escolar.

Para o psicólogo, um dos maiores desafios enfrentados na assistência à comunidade escolar foi trabalhar o temor de um novo ataque e a culpa sentida pelos sobreviventes diante da impossibilidade de salvar a vida de um colega.

Segundo Fedri, a tendência das vítimas é lembrar da brutalidade do ocorrido, o que dificulta a elaboração do luto. “As pessoas não são aquilo que sofreram. Todas têm uma história de vida. Ressaltar as experiências positivas de cada vítima pode ajudar a diminuir os traumas deixados pela violência”, afirmou o psicólogo.

A Secretaria da Justiça e a Prefeitura de Suzano estão em tratativas para instalação de uma unidade do CRAVI no município.

Na ocasião também foi apresentado a metodologia de trabalho desenvolvido pelo CRAVI no atendimento a vítimas de crimes graves.

 

CRAVI

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), completou 21anos em 2019 e desde o início de suas atividades, em 1988, oferece atendimento público e gratuito a vítimas, e seus familiares, de crimes violentos como homicídio e latrocínio. O Programa já realizou mais de 39.000 atendimentos, nas especialidades psicossocial e jurídica.

O CRAVI está localizado no Fórum Criminal da Barra Funda, piso térreo.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

  

Governo do Estado de SP