Dialogando sobre Suicídio e Bullyng na Escola foi tema de oficina no CRAVI

Cerca de 174 pessoas de diferentes áreas, entre elas profissionais e estudantes dos cursos de Psicologia, Serviço Social, Direito, e representantes da sociedade civil participaram da sexta oficina do ano realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, com o tema “Dialogando sobre Suicídio e Bullyng na Escola: Alternativas para o Apoio à Comunidade Escolar”. O encontro ocorreu na sexta-feira (27/09), no Fórum Criminal da Barra Funda.

O psicólogo Thiago Bloss explicou que o suicídio não é um ato isolado, ele faz parte de um processo que começa com um pensamento, com uma ideação e vai progredindo. “A questão central do suicídio não é só a morte e o morrer. Ele diz respeito à necessidade de cessação do sofrimento da consciência, de eliminar uma dor psíquica insuportável”, disse Thiago.

O palestrante ressaltou que o bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas.” A relação entre suicídio e bullying está intrinsecamente ligada.  Piadas vexatórias, comentários preconceituosos verificados no ambiente escolar, principalmente, desencadeiam dor, vergonha, impotência, tornando o suicídio uma das saídas para tentar interromper o intenso sofrimento resultante deste tipo de violência”, enfatizou Thiago.

O palestrante recomenda que sejam intensificadas ações de prevenção ao bulliyng, entre elas, estimular o auto valor, promover rodas de conversa com adolescente sobre diversidade, respeito, moral, ética; fortalecer relações interpessoais e com familiares, procurar ajuda profissional quando necessário.

Na ocasião foram relatados alguns casos de bullyng sofridos por populações vulneráveis como negros, LGBTs, pessoas que estão acima do peso, entre outros.

De acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio no Brasil é a 4ª maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.  

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP