Secretário da Justiça ministra palestra no Centro Universitário Fundação Santo André
O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, proferiu palestra nessa terça-feira (10) durante a VIII Semana Jurídica promovida pelo Centro Universitário Fundação Santo André, na região do ABC paulista.
Na abertura do encontro, que reuniu futuros advogados, profissionais da área e autoridades do município, o secretário da Justiça falou sobre sua trajetória como magistrado e das modificações observadas no dia a dia dos profissionais do Direito após o surgimento de novas tecnologias.
Paulo Dimas Mascaretti salientou que o cenário atual agiliza a rotina dos advogados, mas também tende a extinguir algumas funções. “Usávamos máquinas de escrever e papel carbono. Os advogados tinham escritórios e estagiários”, contou, ao recordar o perfil dos juristas anos atrás.
“Apesar dessa nova realidade, digo sempre que nada substituirá a sensibilidade humana”, frisou. “Vocês devem dominar a máquina e não permitir que o ser humano se torne robotizado e insensível, principalmente nas questões sociais”, orientou.
Durante a explanação, Mascaretti abordou as “políticas públicas no âmbito da Secretaria da Justiça e Cidadania”. Explicou que a Pasta tem como objetivo promover e implantar ações relacionadas à defesa dos direitos humanos, igualdade de gênero e o combate à discriminação e à intolerância religiosa.
O secretário apresentou a estrutura interna da Pasta e as atribuições das coordenações, dos programas, dos conselhos e das entidades vinculadas. “Temos como missão fazer a interlocução com a sociedade e mostrar que o Governo tem um compromisso fundamental com o cidadão”, concluiu.
A Secretaria da Justiça conta com 5 coordenações: Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania, Políticas para a População Negra e Indígena, de Políticas para a Diversidade Sexual, de Políticas para a Mulher, e de Administração.
São 7 os programas desenvolvidos pela Pasta: Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), Centro de Integração da Cidadania (CIC), Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas (PROVITA), Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), e Fórum Inter-Religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença.
A Secretaria da Justiça e Cidadania também possui 5 entidades vinculadas: a Fundação CASA; o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc); a Fundação Procon; a Fundação Instituto de Terras (Itesp); e o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).
São 7 Conselhos: de Políticas sobre Drogas (Coned – SP); da Condição Feminina; de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina de São Paulo (Copane – SP); de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo (CPDCN); de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo; dos Povos Indígenas; e dos Direitos da População LGBT.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612