CIC Oeste realiza atividades para Rede de Proteção Legal
O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste realizou na sexta-feira (30) uma reunião com 40 representantes da Rede de Proteção Legal para apresentar as atividades realizadas pelo Posto.
Durante o encontro, a Profa Dra. Leila Salomão La Plata Cury Tardivo, coordenadora do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP) e supervisora dos atendimentos psicológicos no CIC, apresentou três dos 14 estagiários do curso de psicologia da USP que efetuam triagem, acolhimento e atendimento dos usuários. Alguns casos são encaminhados para tratamento no próprio CIC e outros para a rede pública de saúde. Também foi abordada a forma como as instituições podem direcionar as pessoas para atendimento no CIC.
Os trabalhos começaram em abril deste ano. Já foram realizados 464 atendimentos. O convênio entre a USP e o CIC foi firmado no dia 08 de março. Os casos atendidos são de várias natureza, entre elas, violência doméstica, distúrbios, suicídio, automutilação em adolescentes, testemunhas oculares de violência, crianças e adolescentes com problemas com os pais.
Na ocasião, a diretora do CIC Oeste, Edilaine Daniel, apresentou serviços oferecidos pelo posto, além de atividades e ações, como capacitações e encaminhamento para entrevistas de emprego, além de projetos específicos para o atendimento de pessoas Trans, pessoas com deficiência e egressos do sistema prisional.
O Coronel PM Elizeu apresentou os projetos sociais do Batalhão em parceria com o CIC para crianças e adolescentes da região, e informou quais as principais dificuldades que os Policiais Militares se deparam no dia a dia, como por exemplo os chamados “pancadões”, que tem em sua maioria frequentadores menores de idade.
A representante do Conselho Tutelar apresentou informações sobre a atuação do Conselho Tutelar e como acioná-lo.
No final do encontro ficou acordado que o grupo se reunirá toda última sexta-feira do mês para avaliar as ações em conjunto, discutir casos e apresentar novas propostas de atuação.
Participaram da reunião representantes da Secretária Municipal de Assistência Social Pirituba/Jaraguá; do Núcleo de Assistência à Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) adulto e infantil da região; o Capitão PM Adriano do 18º BPMM do Décimo Oitavo Batalhão de Polícia Militar; a coordenadora do Serviço Social Modelo de Atendimento Para Pessoas em Situação De Rua, Sandra Campos; o supervisor Municipal de Saúde Pirituba/Jaraguá, Wagner Fagundes; representantes dos Conselhos Tutelares do Jaraguá; fonoaudiólogos, enfermeiros, e nutricionistas (as) das Unidades Básicas de Saúde da região; e o representante da Escola Municipal Rui Broem.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612