Secretaria sedia ciclo de palestras do Procon sobre consumidor e planos de saúde

A Secretaria da Justiça e Cidadania sedia, a partir desta terça-feira (20), o ciclo de palestras “Mestres do Consumidor”, promovido pelo Procon, por meio da Escola Paulista do Consumidor. O secretário Paulo Dimas Mascaretti fez a abertura do evento, que teve como palestra inaugural “Planos de Saúde e a Defesa do Consumidor”, a cargo da advogada e professora Maria Stella Gregori.

O ciclo de palestras está sendo realizado no Auditório do Espaço da Cidadania “André Franco Montoro” e terá cinco exposições. Seu objetivo é difundir a temática do direito do consumidor por meio do conhecimento de especialistas na área.

Secretário da Justiça, Paulo Dimas Mascaretti, fala na abertura do Ciclo de Palestras do Procon

“Temos de enfrentar os desafios dos tempos modernos, de tecnologia, e o Procon está à altura desses desafios na proteção dos direitos dos consumidores”, afirmou o secretário Paulo Dimas Mascaretti na abertura do evento.

Segundo ele, a criação da Escola Paulista de Defesa do Consumidor, iniciativa recente do Procon, significa “um grande avanço” e será instrumento importante na disseminação do conhecimento. O secretário ainda destacou a atuação do Procon nos Centros de Integração da Cidadania (CICs), da Secretaria da Justiça, com a prestação de orientações aos consumidores.

Para o diretor executivo da Fundação Procon, Fernando Capez, o ciclo de palestras fortalece a atuação do órgão. O Procon encontra no corpo de juristas o embasamento para agir, nos limites da legislação, na proteção e defesa dos direitos dos consumidores, segundo observou.

Na palestra de abertura, a advogada, professora e ex-diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) Maria Stella Gregori fez um retrospecto histórico da defesa do consumidor no consumidor, destacando a inclusão do tema na Constituição Federal de 1988 e a edição do Código de Defesa do Consumidor, em 1990, e mostrando a evolução do serviços oferecidos pelos planos de saúde no Brasil.

A palestrante Maria Stella Gregori, ao lado do diretor executivo do Procon, Fernando Capez

A palestrante lembrou que o consumidor é sempre o elo mais fraco na relação com o fornecedor de serviços e falou sobre a aplicação do Código de Defesa do Consumidor e do Código Civil nas questões relacionadas aos contratos firmados com os planos de saúde.

O ciclo de palestras prossegue até 5 de novembro e ainda abordará os seguintes temas: Plataformas digitais a serviço do consumidor, Lei Geral de Proteção de Dados, Princípios Gerais e Constitucionais da Defesa do Consumidor, e cadastro positivo.

Participaram da abertura do evento o diretor da Escola Paulista de Direito do Consumidor, Marcus Vinícius Pujol; diretores de Procons municipais e operadores do direito.

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP