CIC recebe doação de 17 computadores para pessoas com deficiência visual

 

 

Secretário fala na cerimônia de doação de computadores para o CIC, ao lado do CEO da MicroPower, Francisco Soeltl

O secretário da Justica e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, prestigiou na noite desta segunda-feira (19) a cerimônia do Prêmio Learning & Performance Brasil, realizado no Renaissance Hotel Sao Paulo.

Durante o evento, a Micro Power doou 17 computadores com a licença de uso do software Virtual Vision para o Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania que leva diversos serviços a regiões de grande vulnerabilidade social.

A doação vai agregar ainda mais eficiência aos programas já existentes e possibilitar o acesso de cidadãos que necessitam dessa tecnologia para ganharem autonomia e independência econômica.

“A partir de agora, as 17 unidades CIC passam a contar com esses equipamentos de inclusão destinado a pessoas com deficiência visual. Será um grande salto para que essas pessoas ganhem autonomia. Vamos continuar trabalhando pela inclusão”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania.

Algumas unidades do Centro de Integração da Cidadania já possuem atendimento voltado para pessoas com deficiência (PCD). Uma delas é o CIC Campinas, que mantém o Programa de Educação Ampliada ao Longo da Vida, destinado a alunos com deficiência intelectual. No CIC Oeste, na capital, é feito atendimento da Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (APAE) a 43 PCD´s. E o Instituto Luz aos Cegos do Jaraguá atende 44 deficientes visuais que fazem aulas de inglês. O também CIC leva para o Instituto aulas de futebol e de aikidô para cegos, por meio de voluntariado. No CIC Guarulhos, cinco deficientes visuais são atendidos semanalmente no projeto “Orientação e Mobilidade” que visa a auxiliar com orientações para autonomia e mobilidade. Também são feitos atendimentos para obtenção de bilhete único especial, perua escolar e cartão de estacionamento. Já no CIC Ferraz de Vasconcelos, são atendidos 80 PCDs por mês, por meio do Instituto Natus e Athos Inclusão Social e Profissional de Deficientes. O programa entrevista, faz triagem e encaminha para vagas de emprego (5% são deficientes visuais).

DOAÇÃO PARA O GOVERNO DO ESTADO

Desde 2014, foram doadas para o Governo do Estado 892 licenças do Virtual Vision, por meio de cooperação técnica não onerosa, para instalação nas salas de recursos e capacitação de monitores para apoiar processo de ensino dos alunos.
No início de setembro, o Governo do Estado vai lançar o Programa Meu emprego – trabalho inclusivo que atuará na busca ativa de pessoas com deficiência, avaliação médica e profissional do candidato, capacitação profissional, sensibilização das empresas, definição de vagas, fomento ao empreendedorismo, apoio familiar e emprego apoiado.

Governo do Estado de SP