CIC leva serviços gratuitos a evento do Islam Solidário no CEU Parelheiros
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Grajaú, levou neste domingo (4) a ação “Cidadania em Movimento” para prestar atendimentos durante evento que reuniu cerca de 20 mil pessoas no CEU Parelheiros, localizado no Jardim Novo Parelheiros.
A ação foi promovida pelo Islam Solidário, iniciativa da Federação das Associações Muçulmanas no Brasil (FAMBRAS), e beneficiou duas comunidades do extremo sul da capital paulista.
“Algumas pessoas não possuem recursos para a locomoção até o CIC. Levar a cidadania e a prestação de serviços para outras localidades é de extrema importância para a população”, explica a diretora do CIC Grajaú, Patrícia Cuofano Fernandes.
Durante o “Cidadania em Movimento”, 57 cidadãos solicitaram 2ª via de Certidão de Nascimento, 5 pessoas tiveram acesso à emissão de Certidão de Casamento e 1 morador solicitou Certidão de Óbito.
O pedreiro Jonatas Santos Silva, de 23 anos, chegou cedinho para solicitar a 2ª via da Certidão de Nascimento. A falta do documento, perdido há alguns anos, o impossibilitava de realizar um grande sonho. “Agora eu vou me casar. Não conseguia marcar o casamento sem a Certidão”, contou, acompanhado da noiva.
Pamela Vieira da Silva, assistente administrativa, de 37 anos, também requisitou a 2ª via da Certidão de Nascimento. “Faz tempo que eu queria ter o documento novo, mas não tinha tempo e dinheiro. Com esse evento consegui sem burocratização e tudo gratuito”, comemorou.
Já Natalia Aparecida Rocha, de 28 anos, acaba de ser aprovada para ocupar a vaga de auxiliar administrativa em uma empresa da região. “A firma me pediu o documento, mas eu não encontrei. Agora estarei com tudo em dia, e ainda vou aproveitar para passar com o oftalmologista”, agradeceu.
A população da região também contou com exame de investigação de paternidade (DNA). Foram realizadas 24 coletas de material biológico, por meio de parceria com Instituto de Medicina Social e Criminologia (IMESC), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania.
O cantor Alcidene Venâncio Pereira, de 48 anos, já se considera pai do Yago, de 9 anos, mas fez o exame para formalizar a paternidade. “Eu estava lutando para fazer o teste, mas tinha de contratar advogado e isso dificultava. Viemos aqui, conseguimos o exame e ainda vou poder brincar com meu filho”, afirmou, referindo-se aos brinquedos montados para a criançada.
Gabriele Nogueira, de 28 anos, é mãe da Marcele Ester, de 4 anos, e estava feliz com a rapidez do serviço prestado. “Assim que sair o resultado, poderei registrar minha filha”, salientou.
Cristiane da Silva, auxiliar de produção, de 41 anos, é mãe de Sofia, de 4 meses, e também colheu o material genético para a realização do exame de DNA. “Aqui é um bairro pobre, ajuda muito ter essa oportunidade. Tudo vai mudar para a minha filha. Eu poderei fazer o pedido de pensão, e a minha filha terá contato com o pai, poderá receber os cuidados de um pai”, considerou.
Já a equipe da Defensoria Pública esclareceu dúvidas de 40 cidadãos. A senhora Ivonete das Dores Silva Herculano foi uma das beneficiadas pelo atendimento. “Minha filha registrou minha neta no nome de outro rapaz que não é o pai da criança. Eu gostaria de cancelar esse registro. O defensor público me orientou e já sei que fazer”, contou.
O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), vinculado à Secretaria da Justiça, também participou da ação e realizou 350 pesagens e a distribuiu 850 cartilhas com orientação para proteção do cidadão nas relações de consumo.
O evento ainda propiciou inúmeros serviços para a população residente no entorno de Parelheiros. Na área da saúde, a ação ofereceu exames de diabetes, colesterol, hepatite C, mama e oftalmológico, além de orientação odontológica.
O Islam Solidário também disponibilizou óculos gratuitos, de acordo com a necessidade do paciente. Já na área da beleza, corte de cabelo, limpeza de pele e massagem.
Para o entretenimento da comunidade, houve distribuição de gibis do Khalil, apresentação do coral do Colégio 24 de Março e de integrantes da Associação de Capoeira Progresso de Santos, além de atividades como pintura de rosto, escultura de bexiga, distribuição de pipoca e algodão doce e brinquedos infláveis. No período da tarde, 3.000 brinquedos foram distribuídos para as crianças. Todos os serviços foram oferecidos gratuitamente.
O CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612