Secretaria da Justiça recebe dirigente da Organização Internacional para Migrações
A Secretaria da Justiça e Cidadania recebeu nesta segunda-feira (29) a visita do diretor regional para a América Latina da Organização Internacional para Migrações (OIM), Diego Beltrand, que estava acompanhado do diretor de Projetos da entidade, Guilherme Otero.
A visita fez parte da agenda de Beltrand com vistas a observar e conhecer as respostas humanitárias do Brasil à imigração Venezuela, bem como outros projetos e iniciativas do Estado em relação às imigrações.
O diretor regional da OIM foi recebido pela secretária executiva Ana Paula de Queiroz Bandeira Lins; pelo coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Ricardo Alves e pela coordenadora geral do Centro de Integração da Cidadania (CIC), Vanessa Cristina Martiniano.
Na ocasião, Diego Beltrand conheceu detalhes da atuação da Secretaria da Justiça e Cidadania na questão da imigração, especialmente o trabalho desenvolvido no Centro da Integração da Cidadania do Imigrante, localizado na Barra Funda, na capital, que oferece uma série de serviços a imigrantes e refugiados, como emissão de documentos, orientação jurídica, cursos de capacitação profissional, encaminhamento a vagas de emprego e outros.
Também foi apresentada ao diretor regional da OIM a campanha “Imigrante, São Paulo te acolhe”, lançada em julho pelo Governo do Estado, por iniciativa da Secretaria da Justiça e Cidadania. Com mensagens nas redes sociais e pontos estratégicos como metrôs, rodoviárias e aeroportos, a campanha apresenta os serviços disponíveis na Secretaria da Justiça e Cidadania para atendimento aos migrantes, refugiados e imigrantes e alertar sobre a xenofobia.
Denuncie
O Núcleo de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da Secretaria da Justiça, que coordena as atividades do Comitê Estadual para Refugiados (CER), trabalha para centralizar as denúncias de maus tratos, xenofobia, tráfico de pessoas, trabalho escravo, entre outros temas que envolvem a violação dos direitos humanos. As denúncias podem ser feitas na Secretaria da Justiça, no Pátio do Colégio em São Paulo, no site www.ouvidoria.sp.gov.br ou nos telefones (11) 3241-4718/4291.
CIC do Imigrante
Desde 2014, o Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, na rua Barra Funda, nº 1.020, no bairro Santa Cecília, em São Paulo, fomenta ações para promover a inserção dos estrangeiros.
O espaço, ligado à Secretaria da Justiça, oferece 25 serviços, que incluem elaboração de currículo, orientações de acesso à educação, à saúde e ao trabalho formal, regularização migratória, entre outros. Os cursos de português e os profissionalizantes (estamparia, escola de moda, bioconstrução e gastronomia) são os mais procurados pelos estrangeiros. Parte das atividades é realizada por meio de parcerias com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Defensoria Pública Estadual, AcessaSP e Procon.
De janeiro a maio, o CIC atendeu cerca de 4 mil pessoas. Os estrangeiros que mais procuram atendimento no local vêm do Haiti, Angola, Bolívia, Venezuela, Congo, Guiné-Bissau e Nigéria.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612