Secretário da Justiça participa de Fórum sobre Drogas, em Osasco
O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, participou nesta segunda-feira (1) da abertura do 1º Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, realizado no Teatro Municipal Glória Giglio, localizado na avenida dos Autonomistas, 1533, Vila Campesina, em Osasco.
O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) em parceria com a prefeitura de Osasco, teve como objetivo discutir a aplicação de políticas públicas de combate às drogas com foco na educação, na prevenção e na proteção da sociedade.
“Estamos aqui unidos e motivados por um único ideal: o enfrentamento às drogas”, afirmou o secretário da Justiça. “Iniciamos no dia 26 de junho a Campanha ‘São Paulo contra as Drogas’, que pretende conscientizar estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais sobre as consequências do consumo do álcool e de outras drogas”, explicou. “O jovem tem de optar por conexões e vínculos com coisas que agregam, como o conhecimento, o esporte, a família e a solidariedade dos verdadeiros amigos. Precisamos orientá-los e motivá-los. Eles são o futuro do nosso país”, reforçou Paulo Dimas Mascaretti.
Globalmente, em torno de 35 milhões de pessoas sofrem de transtornos decorrentes do uso de drogas e necessitam de tratamento, de acordo com o mais recente Relatório Mundial sobre Drogas, divulgado, em 26 de junho, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
AÇÕES DO GOVERNO DE SÃO PAULO
No Dia Internacional de Combate às Drogas, 26 de junho, as Secretarias da Justiça e Cidadania e da Educação lançaram a campanha São Paulo contra as Drogas na Escola Estadual Albino Cesar, na Vila Mazzei. A apresentadora Maisa e o jornalista José Luiz Tejon gravaram vídeos para apoiar a campanha.
Desenvolvido pela Polícia Militar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) trabalha a prevenção do uso de drogas entre alunos do ensino fundamental. Desde sua criação em 1993, atendeu mais de 10 milhões de crianças no estado. No primeiro trimestre de 2019, mais de 154,4 mil estudantes foram beneficiados pela ação.
Em 2013, o Governo do Estado iniciou um processo de enfrentamento da epidemia de crack, por meio do Programa Recomeço, que tem atuação na região da Nova Luz, na capital, e no restante do estado. De acordo com a SES, nos últimos anos, o Estado ampliou cerca de 6 vezes o número de vagas para tratamento de dependentes químicos, de 500 em 2011 para 3,3 mil atualmente, em serviços próprios ou conveniados. De 2013 a abril de 2019, houve mais de 97 mil triagens e acolhimentos. O Programa viabilizou a desintoxicação de 18,7 mil pessoas, sendo 71% de caráter voluntário. No período, foram 13,4 mil internações voluntárias, 5,3 mil involuntárias e 34 compulsórias
O Governo de São Paulo também sancionou a Lei nº 14.592/2011, que proíbe a venda ou que se ofereça bebida alcoólica para menores. A população pode denunciar o descumprimento da Lei Antiálcool para Menores no telefone 0800-771-3541, mantido pela SES.
O Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Coned/SP) da Secretária da Justiça e Cidadania desenvolve ações voltadas à prevenção, à redução de danos, ao tratamento e à reinserção social de pessoas afetadas pelo uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.
Saiba mais aqui sobre o lançamento da Campanha e assista ao vídeo.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612