Secretaria da Justiça entrega obra do FID de recuperação da Estação das Artes de São João da Boa Vista

A Secretaria da Justiça e Cidadania entregou nesta quinta-feira (30) a obra de recuperação da Estação das Artes de São João da Boa Vista, no interior do estado.  A obra foi financiada com recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), que investiu R$ 1,9 milhão no projeto, mediante convênio firmado com a prefeitura local. A inauguração contou com as presenças do secretário da Justiça, Paulo Dimas Mascaretti; do prefeito de São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Sidney Beraldo, e de outras autoridades.

Placa inaugural da Estação das Artes é descerrada

O convênio do Município com o FID possibilitou a reforma geral e adaptação da antiga Estação Ferroviária da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro em São João da Boa Vista, para instalação do Projeto Estação das Artes. No prédio, construído em  1886 e posteriormente reformado, foram feitas adaptações e modernizações para que o imóvel passasse a abrigar o Departamento de Cultura, o Departamento de Turismo, o Espaço Cultural Fernando Arigucci – utilizado para exposições -, a Academia de Letras de São João da Boa Vista, o Anfiteatro Estação da Artes – que tem 165 lugares e é utilizado para apresentações teatrais e a Escola Municipal de Iniciação Musical, que ministra aulas de instrumento de sopro (flauta, saxofone, clarinete e outros), de corda (piano, violão, viola caipira, viola erudita, violino e violoncelo) e percussão. O local – agora totalmente acessível – também abriga aulas de dança e de canto de coral, e os ensaios da Orquestra Sinfônica e da Banda Dona Gabriela, tombada como patrimônio imaterial de São João da Boa Vista.

No projeto foram investidos R$ 2.255.578,13, dos quais R$ 1.906.529,36 destinados pelo FID e R$ 349.048,77 de contrapartida da Prefeitura.

Secretário da Justiça: “Espaço cultural importante sobretudo para os jovens”

“Este imóvel, recuperado com recursos do FID, da Secretaria da Justiça e Cidadania, foi transformado em um espaço cultural muito importante para a população de São João da Boa Vista, especialmente para os jovens”, destacou na cerimônia o secretário Paulo Dimas Mascaretti. “Ficamos felizes em ver que 600 jovens têm aula de música aqui na Estação das Artes, que também abriga espaço para muitas outras atividades”, acrescentou.

A obra tem um enorme significado para São João da Boa Vista, conforme ressaltou o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho. “Não se consegue um país melhor se não começarmos pelo município e esse é um bom exemplo”, afirmou.

Prefeito Vanderlei Carvalho: “Mudança do País começa pelo município”

Ex-prefeito da cidade, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Sidney Beraldo também enfatizou a importância do projeto. “Já estamos colhendo os frutos desse investimento”, sublinhou. “A recuperação dessa área mostra que os recursos foram muito bem aplicados”.

Conselheiro do TCE Sidney Beraldo: “Recursos bem aplicados”

Entre 2010 e 2017, a Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania por meio do FID, firmou 83 convênios, com um aporte de recursos de R$ 192,3 milhões e com contrapartida no importe de R$ 18,3 milhões, totalizando R$ 210,6 milhões.

A cerimônia contou com apresentações da Camerata de Sopros Boa Vista, da Camerata de Cordas 1º Movimento, do Coral de Vozes de São João da Boa Vista, e de alunos do curso de dança.

Na ocasião, o secretário Paulo Dimas Mascaretti e o prefeito Vanderlei de Carvalho assinaram o aditamento de outro convênio do FID com o Município, este para o financiamento do Projeto São João Mais Verde, com valor total de R$ 2,1 milhões, dos quais R$ 1,6 milhão de recursos do FID e R$ 545 mil de contrapartida da Prefeitura. O convênio foi prorrogado por mais 18 meses.

Também participaram da cerimônia de inauguração o diretor do Departamento de Cultura, Hélio Correa da Fonseca Filho; o ex-diretor do Departamento de Cultura João Roberto Simões; o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Carlos Domiciano; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Solange Camargo de Carvalho; o reitor da UNIFAE, Francisco Arten, outras autoridades e servidores municipais.

previous arrownext arrow
Slider

estação ferroviária de S. João da Boa Vista, totalmente remodelada com recursos do FID