CIC de Pirapora é Inaugurado

CIC de Pirapora   CIC de Pirapora

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) inaugurou na sexta-feira (12/06) a sua 16ª unidade, na cidade de Pirapora do Bom Jesus. Em parceria com a prefeitura do munícipio, o Governo do Estado de São Paulo, junto com a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, oferecem ao local diversos programas e serviços.

Para homenagear um cidadão querido que fora assassinado, o CIC levou o nome de “Luis Alfredo Missé”. O espaço emite carteira de identidade, segunda via de certidões, primeira via da carteira de trabalho e atestado de antecedentes; e também tira fotos e fotocópias de documentos. Além de ter o Banco do Povo Paulista, o Balcão de Empregos, Serviço Militar, Detran, Procon, SEBRAE, Acessa SP, Dívida Ativa, Programa de Apoio ao Trabalhador e salas de aulas.

A ideia de criar o CIC para a cidade veio após o evento “Sabadadania”, um sábado de serviços e programas aos cidadãos piraporenses. “O CIC é muito importante para a população, tirou muitos da marginalidade e trouxe novas oportunidades a todos”, disse o Secretário da Justiça, Aloísio de Toledo César, que estava representando o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O secretário se referiu a exemplos ocorridos com a implantação de outras unidades do CIC, nos quais pesquisas indicaram redução nos índices de criminalidade. Além de resgatar a cidadania, o programa também trabalha junto à comunidade, na forma de palestras e cursos sobre diferentes temas, como drogas, sexualidade e segurança. A maioria das unidades do CIC estão instaladas em locais mais carentes e vulneráveis sob o prisma social, justamente onde a população está mais carente de políticas públicas.

“A implantação do CIC é algo muito positivo para nós, moradores de Pirapora. A população é muito carente de estudo e alguns nem formados são”, comentou morador Valdo Correia.

Também estiveram presentes na cerimonia o Secretário Adjunto, Luiz Madureira,a coordenadora do CIC, Ilda Nascimento,  o prefeito do município, Gregorio Maglio, o Deputado Estadual Marcos Neves e outras autoridades, locais e regionais.

 

Sobre o CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Em cada unidade do CIC, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, núcleo de mediação de conflitos, orientação sobre consumidor oferecida pelo Procon e acesso à Justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

Atualmente, existem 16 postos do programa em todo o Estado de São Paulo. Na capital, oito unidades estão distribuídas pela cidade, outras quatro estão nos municípios de Cajamar, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus e Francisco Morato e três unidades no interior e litoral nas cidades de Campinas, Jundiaí e São Vicente.

 

 

 

 

Victoria Vera
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

 

Governo do Estado de SP