CICs da capital ganham postos da Justiça Eleitoral para cadastrar biometria de eleitores
As oito unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC) na capital passam a ter postos de atendimento da Justiça Eleitoral para cadastro de biometria dos eleitores. A implantação dos postos é fruto de convênio firmado nesta terça-feira (21) entre a Secretaria da Justiça e Cidadania e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.
O convênio foi firmado durante cerimônia realizada no CIC do Imigrante, localizado na Barra Funda, cujo posto de atendimento do T.R.E. entrou em funcionamento já nesta terça-feira, juntamente com o CIC Norte (Jaçanã).
“Essa parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que é referência no País, permite ao CIC oferecer mais um importante serviço à sociedade, cumprindo seu papel extremamente importante de atender a população de comunidades mais vulneráveis”, afirmou na cerimônia o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti.
O presidente do T.R.E.-SP, desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, também destacou a importância da parceria. “Essa sinergia representa um salto de qualidade no cadastro eleitoral”, afirmou. “É uma ação de cidadania porque os eleitores cadastrados na biometria é que irão votar”, complementou.
O cadastramento biométrico é obrigatório para o cidadão exercer o seu direito de voto.
A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. A tecnologia foi implementada na Justiça Eleitoral com o objetivo de prevenir fraudes e tornar as eleições brasileiras ainda mais seguras, uma vez que a identificação biométrica torna inviável que um eleitor tente se passar por outro no momento da votação.
Para realizar o cadastro o eleitor precisa apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar); comprovante de residência recente e título eleitoral. O serviço é gratuito.
Nos CICs, Os atendimentos serão realizados até 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 16h30.
Veja o calendário de atendimento nos Centros de Integração da Cidadania:
CIC do Imigrante (Barra Funda) – 20 de maio a 14 de junho
CIC Norte (Jaçanã – Jova Rural) – 20 de maio a 14 de junho
CIC Grajaú – 24 de junho a 19 de julho
CIC Sul (Jardim São Luís) – 24 de junho a 14 de julho
CIC Leste (Itaim Paulista) – 29 de julho a 23 de agosto
CIC Casa da Cidadania (Jabaquara) – 29 de julho a 23 de agosto
CIC Feitiço da Vila (Valo Velho) – 2 a 27 de setembro
CIC Oeste (Jaraguá) – 2 a 27 de setembro
O convênio firmado com o T.R.E. permitirá, ainda, levar postos de cadastro de biometria eleitoral nos eventos itinerantes organizados pelo CIC no projeto “Cidadania em Movimento”, que leva os serviços prestados pelo programa a localidades onde não há unidades fixas.
São Paulo é o maior colégio eleitoral do País, com 33 milhões de eleitores, o que corresponde a 22,4% de todos os eleitores brasileiros. Somente na capital, são 9 milhões de cidadãos com direito a voto.
Também participaram da cerimônia o diretor-geral do T.R.E-SP, Claucio Cristiano Abreu Correa; o juiz da 2ª Zona Eleitoral da Capital, Emílio Migliano Neto; a coordenadora dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), Vanessa Cristina Martiniano; o diretor executivo da Fundação Procon, Fernando Capez; o diretor executivo do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Claudemir Peres; a chefe de Gabinete da Fundação CASA, Ana Cláudia Bellotti; a chefe de Gabinete do Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo (Imesc), Juliana Lugani; o prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregorio Maglio; a diretora do CIC do Imigrante, Silvana Paula Pereira, e outras autoridades.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania