Campanha de combate ao racismo no futebol é iniciada no Paulistão

19/04: Campeonato Paulista  19/04: Campeonato Paulista

Nas semifinais do Campeonato Paulista, realizadas no domingo (19/04), na capital paulista durante a partida entre Corinthians e Palmeiras, na Arena Corinthinans, e na cidade de Santos durante o jogo entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro, o Governo do Estado de São Paulo deu um passo importante no combate ao racismo. A Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em parceria com a Federação Paulista de Futebol, promoveram a campanha “São Paulo contra o Racismo no Esporte”, lançada na quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin.

A ação aconteceu nas semifinais e se estenderá até as finais do campeonato. Diversas iniciativas entrarão em campo,  como a distribuição de 80 mil cartões vermelhos contra o racismo para os torcedores, camisas com logos da campanha para juízes e jogadores, braçadeiras, cartazes e bolas com o símbolo da campanha.  Nas redes sociais, entre elas no twitter, com a hashtag #SPcontraoracismo, mas também no Facebook e Youtube, serão exibidos vídeos com depoimentos dos quatro times finalistas. O objetivo é conscientizar a população de que qualquer forma de discriminação é crime.

19/04: Campeonato Paulista  19/04: Campeonato Paulista

Na partida entre o Sport Clube Corinthians Paulista e a Sociedade Esportiva Palmeiras, no estádio do Itaquerão, os jogadores do time corintiano entraram em campo com a camiseta branca trazendo a hashtag #SPcontraoracismo.  e, na parte de trás, estava estampado o logo da campanha. Na Vila Belmiro, durante a semifinal entre São Paulo Futebol Clube e Santos Futebol Clube, os jogadores santistas entraram com a camiseta.
O logo também estava presente na bola do jogo, na camisa dos árbitros e nas braçadeiras dos capitães, com o apoio da Penalty, patrocinadora oficial do campeonato. O placar eletrônico do estádio, a placa e a faixa de campo também exibiram a hashtag da campanha.

Antes do início da partida e no intervalo, o locutor do estádio anunciou a campanha, ainda, houve a exibição do vídeo com depoimentos dos jogadores do Corinthians citando as frases: “dentro de campo só existe uma cor: a cor da camisa”, “o racismo é o maior bola fora” e “vamos dar um cartão vermelho para o racismo”.

19/04: Campeonato Paulista  19/04: Campeonato Paulista

Foram gravados 17 comerciais para serem veiculados na internet e nas redes sociais, com depoimentos dos jogadores dos cinco clubes: Bruno Henrique, Fabio Santos e Gil do Corinthians; Arouca, Cristaldo e Vitor Hugo do Palmeiras; Elano, Ricardo Oliveira e Gabriel do Santos; Rogério Ceni, Ganso e Luis Fabiano do São Paulo e Marcelo Loma, Ivan Quaresma, e Biro Biro da Ponte Preta, entre outros jogadores.

CARTÃO VERMELHO

Na entrada dos dois jogos da final do Campeonato Paulista (26/04 e 03/05), um cartão vermelho será distribuído ao público para ser usado durante as partidas. Na parte da frente, o cartão exibirá o logo da campanha e a hashtag #SPcontraoracismo. No verso, haverá uma explicação e um texto voltado ao torcedor para que ele também “faça parte desse time” e “dê um cartão vermelho para o racismo”. O locutor do estádio convidará as duas torcidas presentes a erguerem o cartão vermelho ao racismo, em sinal de apoio à campanha. No total, 80 mil cartões serão entregues aos torcedores.

19/04: Campeonato Paulista  19/04: Campeonato Paulista

Texto: Marta Barros
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
(11) 3291-2612

Fotos: Fabiana Campos
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
(11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP