Procon-SP apresenta plano de ações 2015 a Conselho Curador
O Conselho Curador da Fundação Procon-SP, presidido pelo secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania, Aloísio de Toledo César, se reuniu nesta sexta-feira (20/03) com a nova diretora executiva do órgão vinculado à pasta, Ivete Ribeiro. Participaram o secretário adjunto Luiz Madureira e o chefe de gabinete Luiz Flaviano, além dos membros do Conselho, formado por representantes dos funcionários do Procon, secretarias estaduais e Procuradoria Geral do Estado.
Ivete, nomeada em fevereiro de 2015, apresentou o plano de ações 2015, o balanço e outras iniciativas para a Fundação. “Tivemos inúmeras reuniões sobre este plano e já o apresentamos no Palácio dos Bandeirantes,” explicou a diretora executiva ao entregar o material para os presentes. “O plano busca fazer uma adequação contábil e de procedimentos com os últimos decretos e regulamentações”.
O Conselho Curador aprovou o plano de ação de 2015 e medidas como criação de uma tesouraria e uma controladoria dentro do Procon. Plano de carreira e gestão de recursos humanos também foram itens expostos na reunião. “Em novembro, haverá a chamada de 100 funcionários aprovados em concurso”, anunciou Ivete.
Mês do consumidor
O Procon conseguiu uma liminar que obriga a Eletropaulo a disponibilizar em 20 dias um canal preferencial de atendimento para serviços de emergência, como hospitais, maternidades e penitenciárias. “A partir do cumprimento desta liminar, sob pena de uma multa de R$ 50 mil por dia, a medida beneficiará um milhão de pessoas”.
O trabalho realizado no Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas está pronto. “Estamos no mês do consumidor, então, trabalhamos bastante nas reclamações fundamentadas, que nada mais são que a lista negra dos fornecedores”, explicou a diretora executiva. “Fizemos uma força tarefa, com muitas reuniões para um ajuste fino, com isso, nos próximos dias faremos essa publicação”.
Ivete Ribeiro também apresentou modificações na parte gráfica para preenchimento dos autos de fiscalização a fim de melhorar o andamento dos processos.
Ela também anunciou medidas para fortalecer os cursos promovidos pela Fundação, especialmente treinamentos para os funcionários. “Nós respondemos pelo consumo responsável, temos um programa para isso, com esclarecimento de deveres e direitos a fornecedores e consumidores, então temos que aperfeiçoar os cursos do Procon”.
Fabiana Campos
Assessora de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
(11) 3291-2612 – Ramal: 2770