Unidade de Lorena conquista a XV Copa Casa de Futebol

O grito de “É campeão” ecoou por todo o estádio do Pacaembu ao término da partida entre as unidades Lorena e Peruíbe, na sexta-feira (15). Os adolescentes do Vale do Paraíba não contiveram a emoção após vencerem o adversário por 3 a 1, reuniram-se à beira do campo e promoveram um abraço repleto de felicidade. Era a comemoração do título da XV Copa CASA de Futebol de Campo, torneio que reuniu 1.200 internos, divididos em 80 times entre as 145 unidades da Fundação CASA, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania.

“Estamos muito contentes com essa vitória. A gente sabia que ia ser difícil, mas treinamos bastante para poder ganhar esse jogo e levar o troféu para casa. Foi uma grande vitória”, disse um dos jogadores de Lorena.

Para outro jovem campeão, o gol no Pacaembu não foi só um detalhe. Ele sempre sonhou em ser jogador de futebol. “Eu sempre quis jogar bola. Já fiz teste em alguns clubes e não vou desistir desse sonho. Jogar aqui foi muito bom, porque a gente sempre vê os jogos pela televisão e fica se imaginando. Hoje tive a oportunidade de jogar e ainda fazer um gol que ajudou meu time. Vou levar isso para sempre na minha memória.”

A final da XV Copa CASA contou com a presença do secretário de Justiça e presidente da Fundação CASA, Paulo Dimas Mascaretti. Para ele, o esporte é uma importante ferramenta para a mudança no futuro dos adolescentes. “Nós vimos nos rostos desses jovens um alento de esperança no sentido de que existe para eles um mundo melhor fora da Fundação CASA”, disse.

Esse alento foi perceptível no rosto de um dos meninos do CASA Peruíbe. Ele conquistou o troféu de artilheiro da competição com seis gols. “Infelizmente nós perdemos, mas isso é do futebol. Mesmo assim eu agradeço aos meus companheiros que jogaram muito bem. Não vou desistir e quero ainda dar muita alegria para a minha mãe. Esse troféu é um bom começo.”

Também estiveram presentes na final do torneio o secretário estadual de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos. A FPF é parceira da Fundação CASA na organização da competição, permitindo que os jogos finais ocorram nas preliminares do Campeonato Paulista da Série A, além de fornecer arbitragem, uniformes e equipamentos para a realização dos jogos. A final, aliás, aconteceu na preliminar da partida entre Santos e Novorizontino.

“Agradecemos a Federação pelo apoio e parceria, mas também queremos agradecer a todos os funcionários e colaboradores da Fundação CASA por mais este torneio bem sucedido. O apoio de todos foi fundamental para que a gente pudesse chegar na 15ª edição da Copa CASA”, acrescentou o gerente de educação física e esportes, Carlos Alberto Robles.

Para Zé Maria, tricampeão mundial pela Seleção Brasileira e ex-jogador do Corinthians, é sempre bom ver os adolescentes em ambientes esportivos. “O futebol tem uma importância muito grande em mostrar a esses meninos o que é disciplina e o que é ser cidadão. Estar aqui no Pacaembu vai abrir os olhos deles para várias outras possibilidades”, destacou o ex-atleta, hoje assistente de Direção na Fundação CASA.

Governo do Estado de SP