XV Copa CASA de Futebol de Campo terá final no Pacaembu
O Estádio do Pacaembu, que já foi palco de partidas da Copa do Mundo na década de 50, receberá na próxima sexta-feira (15) a final de uma copa diferente: a XV Copa CASA de Futebol de Campo, nas Preliminares do jogo entre Santos e Novorizontino pelo Paulistão 2019. A competição reúne centenas de jovens que cumprem medida socioeducativa a Fundação CASA, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania.
E não faltará a presença de craques e gols. O ex-jogador Zé Maria, o Super Zé, campeão pela seleção de 70, estará presente para prestigiar as habilidades dos adolescentes.
No campo, se enfrentarão os times dos centros socioeducativos de Peruíbe e Lorena.
A equipe do CASA Peruíbe representou a região do litoral nas semifinais, derrotou o rival por 3 a 1 e voltou com o sonho de ser campeão da competição pela primeira vez.
Já a equipe de Lorena, do Vale do Paraíba, mostra o outro lado da moeda: que uma vitória sofrida também é saborosa. Nas semifinais, o coração dos adolescentes acelerava quando cada pênalti batido se transformava em um dos quatro gols que levaram o time para a final.
De acordo com o Zé Maria, que também atua na Fundação CASA como assistente de direção, a final promete ser surpreendente. “Será uma disputa justa, pois os dois times têm um excelente nível técnico. Promete ser uma partida emocionante”, comentou.
E é com histórias e emoções que os gramados do Pacaembu receberão esses adolescentes que, independentemente do resultado, poderão com orgulho contar que já estiveram no palco de uma Copa do Mundo.
Copa CASA
A Copa CASA é um campeonato de futebol de campo promovido pela Fundação CASA e disputado pelos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em seus centros no Estado de São Paulo. O torneio é realizado em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF), a partir da etapa estadual.
A competição divide-se em três etapas. Na primeira, jovens, representando os centros socioeducativos onde estão internados, jogam com as equipes da mesma divisão regional. O time vencedor passa para a classificatória estadual, a segunda fase. Nela, a partir de critérios definidos pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), da Fundação, selecionam-se os quatro melhores times para a terceira a última etapa, a estadual.
No estadual, já a partir das semifinais, as equipes disputam as partidas nas preliminares de jogos do Paulistão. Os confrontos acontecem em eliminatória simples. Os vencedores avançam para a final, quando será conhecida a equipe ganhadora do campeonato.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612