Associativismo fortalece a cidadania, diz secretário da Justiça na posse da APMP

A importância do associativismo na defesa do fortalecimento da cidadania foi destacada pelo secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, na solenidade de posse da nova diretoria da Associação Paulista do Ministério Público. O secretário representou o Governador João Doria na cerimônia, realizada sexta-feira (22), na sede do Ministério Público.

No biênio 2019-2020, a Associação Paulista do MP será comandada pelo presidente Paulo Penteado. A diretoria é composta, ainda, por Paula Castanheira (1ª vice-presidente), Tiago de Toledo Rodrigues (1º secretário), Renato Kim Barbosa (1º tesoureiro), Gabriel Bittencourt Perez (2º vice-presidente), Pedro Eduardo de Camargo Elias (2º secretário), Fabíola Moran Faloppa (2ª tesoureira), Cyrdemia da Gama Botto (diretora de Aposentados), Francisco Cirillo (diretor de Relações Públicas), Salmo Mohmari dos Santos Junior (diretor de Prerrogativas), André Pascoal da Silva (diretor de Patrimônio), Luciano Gomes de Queiróz Coutinho (diretor de Esportes), Marcelo Luiz Baroe (diretor de Previdência); Luiz Roberto Cocogna Faggioni (diretor do Departamento Médico) e Maria Gabriela Prado Manssur (diretora da APMP Mulher).

“O País precisa de instituições forte e independentes para que a sociedade possa usufruir os seus direitos constitucionalmente garantidos”, afirmou Paulo Dimas Mascaretti na cerimônia. “Tenho certeza de que Paulo Penteado e sua diretoria saberão defender as prerrogativas institucionais e terão muito sucesso em sua missão”, completou.

O novo presidente da APMP, Paulo Penteado, iniciou seu discurso dizendo ser “uma honra presidir a associação mais antiga do Ministério Público”. Para ele, o momento trouxe uma nova concepção para a entidade. “Não podemos apenas conversar com nós mesmos”, afirmou, destacando que “o caminho, interno e externo, é de união e de diálogo”.

Já o ministro Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STF), ressaltou que o momento é introspeção. “A instituição precisa se perguntar o que pode fazer para melhorar o País; para a melhoria do próprio Direito”, afirmou. Segundo ele, hoje, a maior missão do MP é trabalhar em conjunto com os parlamentares para melhorar a legislação. “O Brasil tem sede de lei boa”, pontuou.

“A Associação Paulista do Ministério Público está, mais uma vez em excelentes mãos, afirmou o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio. Ele lembrou que “o MP é uma construção de gerações e somos herdeiros desse legado”.

A cerimônia de posse contou com a presença de várias outras autoridades, entre elas Vitor Humo de Oliveira Neto, presidente da Associação Nacional do MP (CONAMP); Jaime Martins, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (ANB); José Robalinho, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República; Guilherme Guimarães Feliciano, presidente da Frente Associativa da Magistratura Nacional; Fernando Bartoletti, presidente da Associação Paulista de Magistrados; senador Major Olímpio; deputados Janaína Paschoal, Vinicius Carvalho e Carla Zambelli; Eduardo Tuma, presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Antonio de Pádua Bertone, secretário do Órgão Especial do MP; Olheno Ricardo Scucuglia, secretário do Conselho Superior do MP; Antonio Carlos da Ponte, diretor da Escopa Superior do MP; Tereza Exner, corregedora-geral do MP-SP; Fábio Sticca, conselheiro do Conselho Nacional do MP; desembargador Hermann Herschander; procuradores e promotores de Justiça e outras autoridades.

previous arrownext arrow
Slider