IMESC: recorde de laudos expedidos em 2018
O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) atingiu no início de dezembro o recorde histórico dos 48 anos do Instituto, com 47.037 laudos expedidos. Esse número supera toda a produção do ano anterior, que chegou a 40.000, e ultrapassa a meta estabelecida para 2018, de 45.000 laudos.
Esses números confirmam o crescimento constante da produção de laudos pelo IMESC. Nos últimos cinco anos, foram expedidos quase 15.000 laudos a mais, o que representa aumento superior a 31%.
Nos números de 2018, Medicina Legal foi a área que mais se evidenciou, com 37.400 laudos expedidos. Ela envolve perícias para indenização por seguro de acidentes automotivos (DPVAT), para interdição/curatela, perícias psicológicas, perícias em ações de obrigação de fazer (fornecimento de remédios, tratamentos específicos, etc.), perícias de prática médica sob litígio (erro médico) e outros tipos. Já a área de Investigação de Vinculo Genético (DNA), atingiu aproximadamente 9.000 laudos expedidos.
Durante o ano, o IMESC realizou 6 mutirões para coleta de material biológico para a realização de perícias de investigação de vínculo genético (DNA), de Medicina Legal e de interdição. Os mutirões aconteceram em São Paulo (interdição), Ribeirão Preto (2 mutirões de Medicina Legal), Sorocaba, Tietê e Registro (investigação de vínculo genético). Somente nesses mutirões foram realizadas 1.225 perícias.
O IMESC também capacitou 28 psicólogos da Secretaria de Assuntos Penitenciários para aplicação do PCL-R – Escala Hare para fins de exame criminológico dos detentos. Também vai passar a oferecer estágio em psiquiatria forense para residentes de psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
O instituto ainda relançou a Revista Temas IMESC, que reúne trabalhos científicos na área, e promoveu 6 palestras sobre temas relacionadas à saúde.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612