CIC ganha nova unidade no interior e oferece mais serviços na capital

A atuação da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania fortaleceu, em 2018, a promoção dos direitos humanos, o acesso à Justiça e a cidadania, aprimorando projetos e programas e desenvolvendo ações estratégicas nessa área.

O programa Centro de Integração da Cidadania (CIC) fez parte dos inúmeros serviços prestados à sociedade. Inaugurou, em abril, sua 17ª unidade, localizada em Laranjal Paulista, que se somou às unidades instaladas na capital, região metropolitana, interior e Baixada Santista.

Além disso, o CIC do Imigrante, localizado na Barra Funda, zona oeste da capital, passou a funcionar a partir de setembro também como Centro de Referência e Acolhimento ao Imigrante, graças à parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Inaugurado em dezembro de 2014, o CIC do Imigrante registra mais de 25.500 atendimentos e ampliou suas atividades voltadas a imigrantes e refugiados, passando a oferecer mais de 20 serviços em um único local, desde orientação para retirada de documentos até cursos profissionalizantes.

Com o Centro de Referência e Atendimentos, passou a oferecer também oficinas para refugiados do ACNUR, orientação migratória, atendimento especializado em direitos e violações de direitos, atendimento a vítimas de violência, orientação sobre tráfico de pessoas, orientação sobre regularização de organizações não-governamentais e atendimento do Procon.

O espaço conta, ainda, com equipamentos do Banco do Povo, Acessa São Paulo, Espaço Brincar e Loja Social, com itens de vestuário recolhidos em doação na Campanha do Agasalho.

Entre em contato pelo telefone (11) 3115–2048 e saiba mais sobre os cursos e serviços oferecidos.

Na soma de todas as unidades, o CIC registrou 1,5 milhão de atendimentos de janeiro a dezembro de 2018. Dos 40 serviços públicos oferecidos pelo Programa CIC para a população, destacam-se os serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), que prestaram mais de 300 mil atendimentos.

Cerca de 24 mil pessoas assistiram às palestras ministradas nos CICs abordando temas voltados para a cidadania. O Programa também realizou curso de formação de Mediadores Judiciais para atuarem nas Unidades CIC, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos-CEJUSC, e curso para mediadores comunitários no CIC Casa; promoveu 4 Feirões de Emprego com 24 mil cadastros efetuados envolvendo empresas privadas, Posto de Atendimento ao Trabalhador e Centro de Apoio ao Trabalhador.

Foram mais de 6.000 alunos formados nos inúmeros cursos profissionalizantes oferecidos pelas unidades. Clique aqui e encontre a unidade mais próxima.

Também aconteceram mutirões de regularização do CDHU, de vacinação para idosos e de emissão de RG; implantados a Casa do Bem Querer Mulher no CIC Casa da Cidadania, o Centro Intersetorial de Atendimento à Mulher do Estado de São Paulo (CIAMSP) no CIC Oeste, ambos na capital, e do Centro de Referência em Direitos Humanos no CIC Guarulhos, além de firmadas novas parcerias e novos serviços como “Encontre seu Pai Aqui”, em parceria com o Ministério Público.

Promovidos, ainda, casamentos comunitários na Escola de Samba Unidos de Vila Maria, na capital, e no Município de Luiz Antônio oficializando a união de 42 casais que não tinham condições de arcar com as despesas do casamento civil.

Durante todo o ano, foram desenvolvidos 39 Projetos Jornada da Cidadania, com mais de 55,5 mil atendimentos, com destaque à Jornada em Defesa da Mulher no CIC Jundiaí.

O programa realizou 8 edições do projeto Sabadania, com mais de 30 mil atendimentos; ações e mutirão de saúde como, projeto água limpa, caravana da saúde, vacinação de idosos contra gripe, campanha da visão, glicemia, HIV, hepatite e ação saúde bucal, além de diversos serviços do Programa de Saúde da Família oferecidos nas Unidades CIC.

As unidades contaram com distribuição de brinquedos para crianças no Dia da Criança e Natal; seminário da rede Criad de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes; capacitação em educação ambiental; projeto social caratê; biometria no CIC Guarulhos; workshops sobre Mercado de Trabalho; plantões do INSS; 116 cursos, oficinas e atividades oferecidos para a população de idosos, crianças, pessoas com deficiência e mulheres, entre tantas outras atividades desenvolvidas durante o ano.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Governo do Estado de SP