Procon lança novo aplicativo para defesa do consumidor
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, lançou nesta quarta-feira (19/12), uma ferramenta eletrônica de defesa do consumidor. O evento aconteceu no Auditório Espaço da Cidadania “André Franco Montoro”, centro da capital paulista.
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No evento o diretor adjunto de Administração e Finanças da Fundação Procon, Marcello Gonella de Andrade, explicou que entra em operação nova funcionalidade do aplicativo lançado pelo Procon em 2017 e que possibilitava ao consumidor ter acesso ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), publicações e lista de site não confiáveis.
Na versão atualizada do aplicativo, lançada hoje, para sistemas IOS e Android, foram incluídos os canais de atendimento de reclamações (problemas de entrega, má prestação de serviços, etc.) e de denúncias (falta de informação ou preços entre outros flagrantes de desrespeito ao Código do Consumidor). O app permitirá, ainda, o acompanhamento dos casos que envolvam processo, e acesso ao Portal da Transparência, calendário de cursos presenciais e online, palestras e inscrições.
De acordo com Andrade, assim como as próprias empresas de tecnologia nativas da internet, a Fundação Procon também espera aperfeiçoar seu app a partir da experiência do usuário, garantindo completa segurança e sigilo de dados. “Hoje, a Fundação Procon realiza mensalmente cerca de 40 mil atendimentos presenciais e à distância e precisou se adequar para atender às novas demandas. A expectativa é a de que, no futuro, o consumidor possa ser alertado sobre a reputação da empresa, antes de efetuar uma compra”.
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O atendimento será restrito ao estado de São Paulo. Os consumidores de outras unidades da Federação serão informados de que deverão procurar o Procon de suas respectivas regiões.
O secretário adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira, participou do evento e ressaltou a importância da iniciativa. “É uma satisfação muito grande participar do relançamento desta ferramenta oferecida à população do estado de São Paulo na defesa do tão sofrido consumidor. Nas relações de consumo, o consumidor é a parte mais fraca, então nós temos que disponibilizar instrumentos capazes de fazer com que ele se fortaleça e não seja enganado”, disse Madureira.
O diretor executivo da Fundação Procon, Paulo Miguel, explicou que o comércio eletrônico cresce com a base de dados e a presença cada vez maior dos smartphones; e as lojas físicas de varejo investem em wi-fi, câmeras e sensores capazes de mapear a jornada do cliente. “Diante desses cenários, o consumidor está desprotegido, e por isso é importante que ele tenha à mão, informações suficientes para evitar possíveis ações que desrespeitem seus direitos”, enfatizou. “A Fundação Procon não é uma empresa especializada em tecnologia mas está aprimorando seus serviços e se alinhando aos novos tempos para que o consumidor conheça seus direitos, e exija qualidade dos produtos, serviços e atendimentos”, acrescentou.
Também participaram do evento o chefe de gabinete do Procon, Carlos Coscarelli; o diretor adjunto de Fiscalização, Osmário Clímaco de Vasconcelos; e funcionários da Fundação.
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