Operação do IPEM reprova 43% de compressores de ar fiscalizados

Equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, participaram nesta terça-feira (11/12) da operação Pulmão, com o objetivo de garantir que o consumidor somente adquira produtos que estão dentro das determinações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), evitando desta maneira o risco de acidentes, entre eles, explosão na utilização do equipamento. Os alvos da operação foram vasos de pressão e compressores de ar.

Foram fiscalizados, na capital e no interior, 7 estabelecimentos, dos quais 4 estavam regulares e 3 (51%) irregulares. Foram analisados 88 produtos, com 43 aprovações e 45 reprovações (43% do total). No interior não foram encontrados erros.

Confira a tabela com as irregularidades na capital e região aqui.

As equipes percorreram estabelecimentos que comercializam vasos de pressão e compressores de ar na capital e em Araraquara, Barueri, Osasco, Poá, Santa Rosa de Viterbo e São Bernardo do Campo.

Vasos de pressão e compressores de ar são utilizados em residências, comércio (borracharia, funilaria, oficinas, postos de combustíveis etc), consultórios odontológicos e na indústria.

Durante a fiscalização, as equipes do IPEM verificaram o Selo de Identificação da Conformidade, que deve possuir o número de registro junto ao Inmetro, placa de identificação contendo dados do fabricante/importador, número de série ou número de fabricação dado pelo fabricante do Vaso de Pressão, mês e ano de fabricação, pressão máxima de trabalho admissível interna e/ou externa e temperatura correspondente, pressão de ensaio hidrostático, temperaturas mínima e máxima de projeto do metal à pressão correspondente, código de construção e ano de edição e o número de rastreabilidade do processo junto ao OCP.

As empresas autuadas pelo IPEM têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

Orientação para o consumo

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse aqui.  Aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP aqui.

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

Email: imprensa@justica.sp.gov.br

Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP