Secretaria da Justiça e Cidadania realiza nova reunião estratégica de 2025

A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) realizou, nesta segunda-feira (10/02), no histórico Palácio dos Campos Elíseos, a segunda reunião de trabalho de 2025 com os gestores das entidades vinculadas à pasta. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e planejar as principais iniciativas para o ano, consolidando diretrizes para uma gestão eficiente e integrada das instituições.

O evento foi conduzido pelo secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e contou com a presença do secretário-executivo da SJC, Raul Christiano, da chefe de gabinete, Lucimara Nunes de Paula, do coordenador de comunicação, Denilson Araujo, além dos gestores das entidades vinculadas: Claudia Carletto (Fundação CASA), Luiz Orsatti (Fundação PROCON), Marcos Guerson (Ipem-SP) e Alexandre Silveira Pessôa (IMESC).

Durante a reunião, cada dirigente apresentou um panorama atualizado das atividades e conquistas de suas respectivas instituições, destacando os principais desafios e metas para o ano em curso.

A presidente da Fundação CASA, Cláudia Carletto, apresentou um balanço detalhado de 2024, incluindo o número de adolescentes atendidos e avanços institucionais. Ela também destacou o planejamento estratégico para o período de 2024 a 2026, os trabalhos das superintendências pedagógica, segurança e saúde, além do fortalecimento do programa “Depois do Amanhã”. Implementações tecnológicas e sugestões de pautas e parcerias com os municípios também foram discutidas.

O superintendente do IMESC, Alexandre Silveira Pessôa, detalhou os principais projetos para 2025 e as ações para a realização de mutirões de perícias em diversas regiões do estado. Foram realizadas 316 perícias cíveis e criminais em Bauru (30 e 31/01), e há previsão de 132 perícias para o Vale do Ribeira – Fórum de Registro (21/02). Outros mutirões estão programados para Guarulhos e região (20 e 21/03), Marília (10 e 11/04), São José do Rio Preto (maio/25) e Santos (junho/25), com foco em perícias de DNA.

O diretor-executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, apresentou os números de atendimentos, de autuações e de fiscalizações realizadas em 2024. Ele também destacou eventos planejados para 2025, como a inauguração da nova sede, a entrega de novos veículos e a realização de um encontro estadual. Luiz Orsatii lembrou dos principais temas discutidos no Procon, que incluem apostas online (bets), situação dos planos de saúde e a crise energética.

O superintendente do Ipem-SP, Marcos Guerson, apresentou iniciativas alinhadas aos “3 Ds” do Governo de São Paulo – Desenvolvimento, Diálogo e Dignidade. No eixo 1, destacou o “Ipem 4.0”, com modernização tecnológica; no eixo 2, a disseminação de uma cultura de qualidade; e, no eixo 3, a “Caixa de Ferramentas”, que apoia soluções de infraestrutura da qualidade e inovações de produtos. Entre os projetos inovadores, citou o desenvolvimento do cronotacógrafo, a modernização de radares de velocidade, o Seminário de GNL, a transição energética e a criação do Centro Tecnológico do Ipem-SP.

Para secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, estas reuniões fortalecem a sinergia entre as instituições vinculadas e Secretaria da Justiça e Cidadania e reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a eficiência na gestão pública. “Nosso trabalho é garantir serviços públicos de qualidade, sempre pautados pela inovação, transparência e responsabilidade social. As nossas vinculadas desempenham um papel essencial nesse processo, e o alinhamento estratégico é fundamental para alcançarmos nossos objetivos em 2025”, afirmou.

Governo do Estado de SP