Visualizador do Conteúdo da Web
Visualizador do Conteúdo da Web
Clique nos ícones para mais informações
Visualizador do Conteúdo da Web
São Paulo debate futuro dos Direitos Humanos na 8ª Conferência Estadual
A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria Geral de Cidadania e Direitos Humanos, realizará a 8ª Conferência Estadual de Direitos Humanos nos dias 18 e 19 de outubro de 2025, na capital paulista (o local ainda será definido).
Com o tema "Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a Democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas", o evento tem como objetivo fortalecer o compromisso do Estado com a promoção e a defesa dos direitos humanos, consolidando políticas públicas voltadas à igualdade, inclusão e justiça social.
A etapa paulista será preparatória e eletiva para a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, organizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que acontecerá em Brasília, de 10 a 12 de dezembro de 2025.
Eixos Temáticos
Os debates estarão organizados em seis eixos que refletem os desafios e as diversidades presentes no Estado de São Paulo, integrando as diretrizes nacionais com as demandas locais:
• Eixo 1: Enfrentamento das Violações e Retrocessos
• Eixo 2: Democracia e Participação Popular
• Eixo 3: Igualdade e Justiça Social
• Eixo 4: Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos
• Eixo 5: Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional
• Eixo 6: Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos
Organização
A realização do evento será coordenada pela Secretaria da Justiça e Cidadania, com o apoio de uma Comissão Organizadora, composta por representantes do Governo e da sociedade civil. A presidência dos trabalhos ficará sob a responsabilidade da Coordenadora-Geral de Cidadania e Direitos Humanos, com a participação do Presidente do Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, conforme Resolução SJC n.88/2025.
- ${title}${badge}