A juventude de Mairiporã acaba de ganhar um espaço feito para transformar sonhos em oportunidades. É a Casa da Juventude Professor Chafic Jabali, inaugurada nesta sexta-feira (19), que chega ao município como um centro de formação, qualificação e apoio, oferecendo cursos, incentivo ao empreendedorismo, estímulo à economia criativa e orientação para o mercado de trabalho.
A 32.ª unidade do programa é uma iniciativa da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria de Políticas para a Juventude, e foi inaugurada pelo secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, pelo coordenador estadual de Políticas para a Juventude, Juliano Borges, pelo senador Astronauta Marcos Pontes e pelo prefeito de Mairiporã, Walid Ali, o Aladim, além de autoridades locais. O evento também contou com a presença da Claudia Carletto, presidente da Fundação CASA.
Localizada na Avenida Tabelião Passarela, no centro do município, a Casa da Juventude oferecerá cursos de qualificação técnica e profissional, incentivo ao empreendedorismo, estímulo à economia criativa, apoio à busca por emprego e espaço para a criação de projetos e negócios próprios.
“Sempre dissemos que o Brasil é o país do futuro, e esse futuro está nas mãos da juventude. Sem jovens engajados e conscientes da importância das políticas públicas, não construiremos um país melhor”, afirmou Raul Christiano.
O prefeito Aladim destacou a parceria com o Governo do Estado: “Esta Casa da Juventude beneficiará centenas de jovens de Mairiporã, que poderão se engajar na cidadania, no empreendedorismo e em diversas áreas. Nossa meta é transformar o município em um polo de jovens protagonistas da sociedade.”
O senador Astronauta Marcos Pontes ressaltou a importância do programa: “São Paulo está se tornando um grande espelho para a juventude brasileira. Os jovens que passarem por aqui sairão mais preparados, conscientes e com habilidades aprimoradas.”
Para o coordenador estadual de Políticas para a Juventude, Juliano Borges, o espaço tem caráter transformador: “A Casa da Juventude não é apenas um espaço público, mas um lugar de oportunidades. Aqui, os jovens encontram desenvolvimento, cidadania e futuro, impactando famílias, comunidades e inspirando novas gerações.”
A Casa de Mairiporã leva o nome do professor Chafic Jabali, falecido em 2018. Representando a família, sua filha, Natige Jabali, agradeceu a homenagem: “A educação sempre foi prioridade para o meu pai. Tenho certeza de que ele apoiaria a criação de espaços como este. A homenagem é simbólica não apenas para nossa família, mas também para o município.”