SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HMOD06D1V77Q52QV0
Z7_086423G03HMOD06D1V77Q526V3

Secretaria da Justiça e Cidadania e Prefeitura de Presidente Epitácio promovem encontro sobre liberdade religiosa

22/10/2025
Foto ilustrativa

O Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), realizou, na última quinta-feira (16), o I Encontro Regional de Liberdade Religiosa e Promoção da Cultura de Paz, no Anfiteatro João Brilhante, em Presidente Epitácio.

Promovido em parceria com a Prefeitura, a Secretaria de Cultura e Turismo e a Aliança de Matrizes Africanas (AMA), o evento foi articulado com o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas pelo Fórum Inter-religioso em todo o Estado de São Paulo e fortalecer políticas públicas voltadas à construção de uma sociedade mais tolerante, diversa e respeitosa quanto às crenças individuais.

A atividade foi conduzida pela secretária-geral e presidente do Comitê Gestor do Fórum Inter-religioso, Vânia Soares, que destacou a importância da articulação entre o governo estadual e as administrações municipais para a efetivação dessas políticas. “A liberdade religiosa não é apenas um direito constitucional, é um compromisso coletivo com a paz. Por isso, essas colaborações nos permitem abrir espaço para o respeito, o diálogo e a convivência”, afirmou.

O vice-prefeito de Presidente Epitácio, Rafael Vilela, também participou do encontro e anunciou planos para a criação de uma unidade municipal do Fórum Inter-religioso na cidade. A cerimônia contou ainda com representantes do Legislativo, da sociedade civil e de diferentes tradições religiosas dos municípios de Presidente Prudente, Adamantina, Lucélia, Pirapozinho, Teodoro Sampaio e Caiuá, além de demais autoridades locais.

Ao final, os participantes reafirmaram o compromisso de promover novas iniciativas regionais voltadas à defesa da liberdade de crença. A realização representa mais um passo no fortalecimento do Fórum Inter-religioso como espaço permanente de escuta, diálogo e construção conjunta, ampliando seu alcance por todo o Estado de São Paulo.

Complementary Content
${loading}