A Coordenadoria de Políticas para a População Negra - CPPN da Secretaria da Justiça e Cidadania - SJC celebrou a nomeação de um magistrado negro na mais alta Corte estadual de São Paulo.
Segundo o coordenador da CPPN, Robson Silva Ferreira, a iniciativa constitui novo
passo concreto para um Judiciário mais plural e representativo, ampliando a diversidade nos espaços de decisão. “Um gesto que traduz em realidade o compromisso do Governo paulista com políticas públicas efetivas de inclusão. Um marco histórico, que representa não apenas o avanço institucional, mas também inspiração para novas gerações”, ressaltou.
Essa manifestação veio em decorrência da decisão do governador Tarcísio de Freitas, que nomeou o procurador do Estado Derly Barreto e Silva Filho como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), em razão da vaga deixada pela desembargadora Maria Cristina Zucchi, que se aposentou. O ato foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (21).
O novo desembargador integrou a lista sêxtupla encaminhada pelo Órgão Especial do TJSP ao governador. A vaga foi preenchida pelo Quinto Constitucional, que reserva um quinto das cadeiras do Tribunal a advogados e integrantes do Ministério Público com mais de dez anos de atividades e notório saber jurídico.
A nomeação de Derly Barreto e Silva Filho resulta de uma trajetória marcada por competência, dedicação ao serviço público e compromisso com a justiça. E a equipe da CPPN da secretaria da Justiça e Cidadania fez questão de encaminhar cumprimentos e votos de pleno êxito ao desembargador Derly Barreto e Silva Filho nesta nova e honrosa missão.