Secretaria da Justiça promove palestra sobre prevenção do câncer de mama

Em alusão ao Outubro Rosa, a Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com o Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), promoveu a palestra “Câncer de Mama – Conscientização para Diagnóstico Precoce”, realizada no auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, localizado na sede da Pasta. A palestra foi destinada às servidoras da Pasta e suas entidades vinculadas.

O mês de Outubro é marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que mais acomete as mulheres em todo o mundo.

“Temos comprometimento com o trabalho de prevenção e investimos em ações que fomentam o empoderamento e os cuidados com a saúde da mulher”, afirmou o secretário durante a abertura do evento.

A estrutura da Secretaria da Justiça e Cidadania conta com órgãos que oferecem suporte para atendimento médico, jurídico, psicológico e de assistência social à mulher para promoção da saúde, preservação de direitos e proteção à vida.

As atividades são desenvolvidas por meio dos Centros de Integração da Cidadania (CIC) e do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI). 

O superintendente do Imesc, João Agnaldo Donizeti Gandini, salientou o espaço ocupado pelas mulheres na sociedade e o empenho do órgão na causa preconizada durante o mês de outubro. “A informação é relevante e pode salvar vidas”, frisou.

A palestra foi ministrada pela médica Dra. Silvia Regina Granzini, oncologista clínica do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho e perita do IMESC. A convidada possui Mestrado e Doutorado pela Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

A Dra. Silvia Granzini, explicou que diversos são os fatores que estão relacionados à doença, como envelhecimento, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, mas enfatizou que “o diagnóstico precoce é praticamente a cura do câncer e queremos estender essa oportunidade”.

A palestrante desenvolveu uma ação que viabilizará o atendimento das servidoras da Pasta e das vinculadas para a realização do exame de mamografia no Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, nos dias 19 e 26 de outubro.

Outubro Rosa – Ações da Secretaria da Justiça

Centro de Integração da Cidadania (CIC)
As unidades Oeste e dos Imigrantes contarão com programação especial:

22/10 – CIC Oeste: palestra de prevenção ao câncer de mama, campanha de doação de sangue, roda de conversa, orientação nutricional, vacinação contra o HPV, gripe e meningite.

23/10 – CIC do Imigrante: palestra de prevenção ao câncer de mama, aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicemia, sífilis e HIV, vacinação contra o HPV e gripe e orientação nutricional.

Conselho Estadual da Condição Feminina
No dia 09 de outubro, o Conselho promoveu uma revoada com 1.500 balões rosa em celebração ao Outubro Rosa. A ação, que ocorre há cinco anos no Pátio do Colégio, tem como objetivo mobilizar a sociedade sobre a importância do autoexame para prevenir a doença.

Fachadas
Os dois prédios que compõe o conjunto arquitetônico da Secretaria da Justiça ficarão iluminados com a cor rosa durante todo o mês de outubro. Os edifícios em estilo neoclássico foram projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, também responsável pelos projetos da Pinacoteca, do Teatro Municipal, do Mercado Municipal, entre outros.

O edifício nº 184, onde funcionou a Secretaria da Fazenda, foi entregue em 1891. O segundo nº 148, que abrigou a Secretaria da Agricultura, foi entregue em 1896.  Os prédios da Secretaria da Justiça integram o patrimônio histórico e artístico do centro da capital. 

Campanha
Em 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Pasta lançou a campanha a campanha “Mulher, Você Pode!” para valorizar o papel da mulher na transformação da sociedade.
Na data, também foi assinado protocolo de intenções com 35 instituições e órgãos da sociedade civil para ampliar o atendimento de serviços gratuitos voltados às mulheres nas áreas de saúde, educação, lazer, direito, psicologia e assistência social.

Quem se sentir vítima de qualquer tipo de violência também pode se dirigir ao Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), que funciona no Fórum Criminal da Barra Funda. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Governo do Estado de SP