A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria Geral de Cidadania e Direitos Humanos (CGCDH), promove na quarta-feira (13), das 10h às 12h, a roda de conversa “Papo Reto: Quando Direitos Viram Privilégios – Um Olhar sobre a Identidade Parda e a Justiça Social”, voltada a servidores públicos, ativistas, pesquisadores, representantes da sociedade civil e todos que se interessam por pautas de igualdade racial, direitos humanos e políticas públicas.
O encontro, transmitido on-line pela plataforma Microsoft Teams (link: https://abrir.link/SmFSJ), será mediado por Maísa Cristina Ferreira Costa, coordenadora da CGCDH, e contará com a participação de dois convidados: Beatriz Bueno Avelino e Rodrigo Perez Oliveira.
Beatriz Bueno Avelino, criadora do projeto Parditude — voltado à valorização das vivências multirraciais no Brasil — é graduada em Produção Cultural e mestranda em Cultura e Territorialidades pela UFF. Já Rodrigo Perez Oliveira é doutor em História Social pela UFRJ, com pós-doutorado na Universidade Complutense de Madrid, e professor da UFBA.
O evento busca aprofundar o debate sobre a diferença entre direitos e privilégios, especialmente no contexto das relações raciais no Brasil. Ao focar na identidade parda e na multirracialidade, a proposta é refletir como esses conceitos influenciam a formulação de políticas públicas, fortalecem movimentos sociais e ajudam no enfrentamento ao racismo estrutural.
A participação é gratuita e aberta ao público, mediante inscrição prévia pelo formulário: https://forms.office.com/r/2ivJyR8hsh.
Serviço
Data: 13 de agosto, quarta-feira Horário: 10h às 12h Inscrição: https://forms.office.com/r/2ivJyR8hsh Participação on-line: https://abrir.link/SmFSJ