SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HMOD06D1V77Q52QV0
Z7_086423G03HMOD06D1V77Q526V3

4.ª Conferência Estadual da Diversidade reúne mais de 350 participantes e define 166 delegados para etapa nacional

Etapa paulista reforçou diálogo e a luta por direitos e políticas públicas para a população LGBT+

06/08/2025
Foto ilustrativa

Neste final de semana, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual, promoveu no CEU Carrão/Tatuapé - Carolina Maria de Jesus a 4.ª Conferência Estadual da Diversidade. Com objetivo de promover o diálogo e compreender a situação, demandas e necessidades da população LGBT+ contou com a participação de 358 pessoas.

O encontro, que teve como tema "Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+" e o lema “Diálogo, Direitos e Políticas Públicas para LGBT+", definiu 166 delegados que levarão as propostas aprovadas durante o evento para etapa nacional da Conferência.

“Esta conferência marca um momento histórico para as políticas públicas LGBT+ em São Paulo. Quadruplicamos o número de conferências municipais e livres em relação à edição anterior — um avanço que representa não só crescimento quantitativo, mas também um salto na qualidade da escuta e na diversidade de vozes. Esse fortalecimento do pacto federativo e do protagonismo local mostra que a diversidade precisa estar no centro das decisões públicas, com políticas construídas de forma coletiva, nos territórios, com diálogo, respeito e representatividade”, afirmou o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual, Rafael Calumby.

A Conferência Estadual da Diversidade reuniu representantes do poder público e da sociedade civil que foram divididos em cinco eixos, que abordaram assuntos violência, trabalho, saúde, políticas públicas e interseccionalidades.

A organização da 4.ª Conferência Estadual da Diversidade foi coordenada em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e uma comissão organizadora composta por integrantes de segmentos da sociedade civil e do poder público.

“A realização da Conferência Estadual é fundamental para fortalecer a participação social e garantir que as vozes da população LGBT+ sejam ouvidas. Nossa expectativa é que a etapa nacional transforme essas propostas em ações concretas e avance na construção de um Brasil mais justo e igualitário”, destacou a conselheira Estadual dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Valdirene Santos.

A 4.ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ tem como tema "Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+" e ocorrerá entre os dias 21 e 25 de outubro, em Brasília.

Complementary Content
${loading}