Secretaria da Justiça e Cidadania prestigia homenagem ao desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) promoveu, nesta quinta-feira (15), o ato solene de inauguração do retrato do desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco. Representando o governador Tarcísio de Freitas, o secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, prestigiou a cerimônia realizada na Galeria de Retratos de ex-presidentes.

Participaram do evento o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe; o vice-presidente do TJSP, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger; o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o ex-presidente do TJSP, desembargador Paulo Dimas Mascaretti, e outros membros da magistratura paulista.

Tribunal de Justiça de São Paulo
O Tribunal de Justiça de São Paulo é considerado o maior tribunal do mundo em volume de processos. O número de ações demandadas no Judiciário estadual paulista corresponde a 25% do total de processos em andamento em toda a Justiça brasileira, incluindo cortes federais e tribunais superiores (dados do relatório “Justiça em Números 2020”, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça). Consequentemente, é o tribunal com a maior força de trabalho: 2,5 mil magistrados e aproximadamente 40 mil servidores, em 320 comarcas do Estado.

Por ser um Tribunal Estadual tem como função julgar todas as causas que não se enquadram na competência da Justiça especializada (Federal, do Trabalho, Eleitoral e Militar). Entre os tipos de demandas recebidas na Justiça paulista estão a maioria das ações cíveis (indenizações, cobranças, Direito do Consumidor etc.); dos crimes comuns; processos das áreas de Família, Infância e Juventude, Falências e Recuperações Judiciais e Registros Públicos; execuções fiscais dos Estados e municípios etc. Por essa razão, a Justiça dos Estados é considerada a mais próxima do dia a dia dos cidadãos.

Governo do Estado de SP