IPEM investe em instalações modernas e laboratório
O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa do Consumidor, investiu, em 2018, em novas instalações e laboratório para aprimorar sua atuação como órgão delegado do Inmetro na proteção ao consumidor.
Em dezembro, inaugurou novas instalações da delegacia de ação regional e posto de verificação de veículos-tanque em Ribeirão Preto. A unidade passou a funcionar no Jardim Salgado Filho, passando de 630 m² para mais de mil m², sendo 750 m² quadrados de área construída.
As novidades do novo espaço para melhor atendimento à população são o moderno posto de verificação de veículos-tanque, que serão analisados pelos fiscais do instituto, ao inspecionarem cerca de 50 itens do tanque que transportam combustíveis líquidos, com objetivo de prevenir acidentes, proteger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente; a intensificação da verificação dos cronotacógrafos (tacógrafos), se estão de acordo com a legislação vigente e se há irregularidades como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo IPEM-SP, que é válido por dois anos. Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista. A fiscalização dos produtos embalados sem a presença do consumidor (pré-medidos) ganhará uma medida de comprimento longa, de 10 metros. Também possibilitou a expansão da verificação de taxímetros por meio de roletes, sistema mais moderno.
A regional abrange 54 municípios, entre eles: Altinópolis, Aramina, Barrinha, Batatais, Brodowski, Buritizal, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Cristais Paulista, Dumont, Franca, Guaíra, Guará, Guariba, Guatapará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jardinópolis, Jeriquara, Luís Antônio, Miguelópolis, Mococa, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Restinga, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Rifaina, Sales de Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa do Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, São José do Rio Pardo, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho, Tambaú, Tapiratiba, Terra Roxa e Viradouro.
Em março, o IPEM inaugurou, na capital, o Laboratório Multifuncional de Ensaios de Produtos para verificações de diversos itens no mesmo local, racionalizando o uso do espaço onde são realizados testes em fios e cabos elétricos, copos descartáveis, pneus de bicicletas e materiais escolares, com a possibilidade da introdução de novos equipamentos para ensaios de outros produtos, de acordo com a fiscalização em campo.
Durante todo o ano, o IPEM realizou operações de fiscalização em bombas de combustíveis (para a identificação de fraudes volumétricas e de qualidade), de materiais escolares, fios elétricos, lâmpadas de LED, radares, balanças, veículos escolares, caminhões-tanque, produtos de época (carnaval, Páscoa, festas juninas, festas de fim de ano, etc), produtos têxteis, brinquedos, eletroeletrônicos, isqueiros, sistemas de aquecimento solar de água, suplementos alimentares para atletas, e outros.
O IPEM também ofereceu capacitação teórica e prática sobre fraude em bombas de combustíveis para integrantes do órgão de outros estados, como o Rio Grande do Norte.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612