Em live, Conselho da Condição Feminina aborda “Visibilidade Lésbica”
O Conselho Estadual da Condição Feminina, da Secretaria da Justiça e Cidadania, realizou nesta quinta-feira (27), às 17h, via Facebook, sua décima primeira live com o tema “Visibilidade Lésbica”.
Durante o encontro, Heloisa Gama Alves ressaltou a importância do mês de agosto ser dedicado à visibilidade lésbica: “Durante trinta dias nós, mulheres lésbicas, saímos da nossa invisibilidade, que enfrentamos na sociedade e no próprio segmento LGBT, e mostramos nossas lutas e desafios para rompermos a barreira do preconceito e da discriminação”, disse Heloisa.
A entrevistada destacou ainda a importância da Lei Estadual 10.948/2001, que pune administrativamente a discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero. “Quando estive à frente da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, nós trabalhamos forte na divulgação da legislação, principalmente seu aspecto educativo, por meio das sessões de mediação. Tivemos casos em que o agressor foi mobilizado e pediu desculpas pelo seu ato discriminatório. Isso é muito positivo”, concluiu.
Outros avanços como Lei Maria da Penha (que aborda a violência contra a mulher lésbica), união homoafetiva, criminalização da homofobia, reprodução assistida, também foram abordados.
A entrevista foi mediada pela conselheira do CECF e coordenadora geral dos programas de apoio aos Programas de Defesa da Cidadania, Deborah Malheiros.
Para assistir ao vídeo, basta acessar o link:
https://www.facebook.com/ComissaoDeEventosCECF/videos/308616723554716