CPDS participa de Fórum Nacional de Políticas Públicas para população LGBT+ no Rio de Janeiro
A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), da Secretaria da Justiça e Cidadania, participou nesta sexta-feira (17/11) da 8ª Assembleia da região Sudeste do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais de Políticas Públicas para População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (FONGES-LGBT), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ).
O objetivo do evento foi identificar temas e abordagens para a construção de uma agenda de fomento de políticas públicas para a população LGBT+ da região sudeste e para o diálogo institucional com a União.
“O Estado de São Paulo, historicamente, vem demostrando protagonismo na criação de políticas e serviços para defesa de direitos e promoção da cidadania da população LGBT+, que se tornam inspiração para outras localidades. A assembleia do FONGES é uma importante oportunidade para intercâmbio de experiências e identificação de estratégias para o fortalecimento da ação coordenada de gestores a partir do diálogo federativo”, afirmou o coordenador da CPDS, Rafael Calumby.
Na ocasião, Rafael manifestou a necessidade da criação de um grupo de trabalho, visando ao monitoramento do processo de realização da Conferência Nacional LGBT+, e aproveitou a oportunidade para uma visita técnica ao Centro de Cidadania LGBTI da cidade do Rio de Janeiro, na região central, para uma troca de experiências.
Além disso, o coordenador cumpriu agenda junto à Superintendência de Políticas Públicas LGBTI da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) e à coordenação do Programa Rio Sem LGBTIfobia do Estado do Rio de Janeiro.
A programação do Fórum contou com mesas de debate sobre a gestão de políticas públicas e serviços voltados às LGBTI+ e a importância da integração das pautas da cidadania com as demais políticas de forma transversal. O evento faz parte da programação oficial da 28ª Parada do Orgulho LGBTI+ da cidade do Rio de Janeiro, que acontece no domingo (19/11), no bairro de Copacabana.