Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas estabelece diálogo com o Consulado dos EUA
Na última quarta-feira, 8 de novembro, houve uma reunião no Consulado Americano de São Paulo, entre autoridades norte-americanas, lideranças indígenas do estado de São Paulo e ONGs, como o Instituto Socioambiental.
Com as presenças do Cônsul americano em São Paulo, David Hodge, e do Embaixador Kevin Sullivan, o coordenador da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas (CPPI), ligada à Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), Cristiano Kiririndju, conduziu o diálogo aberto que versou sobre variados assuntos entre transição energética, conscientização ambiental e políticas para as comunidades indígenas.
Os representantes do Consulado Americano deram destaque às vozes das lideranças, priorizando a compreensão e o respeito pelas culturas indígenas, e os presentes discorreram sobre os desafios dos povos indígenas de São Paulo, em questões como invasões, mineração e infraestrutura.
Na ocasião, a CPPI apresentou as ações positivas do Governo do estado de São Paulo, como o Programa Guardiões da Floresta (PSA) e a parceria com o FDE, da Secretaria da Educação, por reforma e construção de mais escolas indígenas, sempre dentro do compromisso da Secretaria da Justiça e Cidadania em proteger e fortalecer as comunidades indígenas do território paulista.
Destacou-se, também, a situação específica da Terra Indígena do Jaraguá, enfatizando preocupações relacionadas a invasões e atividades espúrias em terras indígenas de todo o estado.
No final do encontro, houve a proposta de efetivas parcerias com organizações do Governo americano, sempre com diálogos colaborativos, buscando o respeito, a preservação cultural e o desenvolvimento sustentável para todos os povos originários do estado de São Paulo.