Adamantina sedia 1ª Pré-conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial
A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) do estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Políticas para a População Negra (CPPN), e a Prefeitura de Adamantina, realizaram, nesta quarta-feira (08/11), a 1ª Pré-conferência Regional do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com o tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”.
A iniciativa aconteceu no Anfiteatro Fernando Paloni, na cidade de Adamantina. O encontro marcou o início das ações da Secretaria da Justiça e Cidadania em comemoração ao mês da Consciência Negra, que conta com um feriado estadual no dia no dia 20/11.
Na abertura do evento, o coordenador de Políticas para a População Negra, Robson Ferreira, fez um breve relato das ações desenvolvidas pela SJC e ressaltou a importância da integração entre o estado e o município. “O foco principal da 1ª Pré-conferência foi a constituição de novos conselhos de promoção da igualdade racial pelos municípios paulistas, para que a sociedade civil, em conjunto com órgãos públicos, possa pensar em políticas públicas concretas à população negra”, disse Robson.
E completou: “além disso, temos que pensar em propor legislações municipais e estaduais de promoção da igualdade racial e superação ao racismo, já que os resquícios da abolição ainda impedem o progresso socioeconômico do povo negro”.
De acordo com a coordenadora da Casa Afro de Adamantina, Meire Cunha, além dos Conselhos, é preciso estimular o combate ao racismo em todas as suas formas, e oferecer à população negra o devido reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos.
Em seu discurso, o secretário de Cultura e Turismo de Adamantina, Sérgio Vanderlei da Silva, ressaltou que trabalhar Políticas Públicas como fato ordinário é necessário para o desenvolvimento local e regional, além de valorizar o indivíduo e sua Cultura.
O encontro contou com as presenças do Subsecretário de Direitos Humanos da Cidade de Tupã, André Prado; da doutora em Educação pela Unicamp, ativista social e artista plástica de Presidente Prudente, Ivonete Alves; representantes dos municípios de Anhumas, Martinópolis, Parapuã, Sagres, Pracinha, Inúbia Paulista, Irapuru, Flora Rica, Flórida Paulista, Tupã, Presidente Prudente; e a população local.