Curso de panificação beneficia pessoas em vulnerabilidade social em São Vicente
Quinze pessoas LGBT em vulnerabilidade social de São Vicente, na Baixada Santista, irão se formar no Curso Transformar de Panificação, na próxima sexta-feira (08/11), em São Vicente (SP). A cerimônia ocorrerá na EMEF Vera Lúcia, na Av. João Francisco Bensdorp, 1.386, bairro Cidade Náutica, às 14 horas.
O curso é uma realização da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, em conjunto com a Prefeitura de São Vicente, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Vicente e Centro Paula Souza.
Ao longo de doze aulas, ministradas no espaço formativo do Programa Cozinhalimento, entre outubro e novembro, os alunos aprenderam noções básicas sobre produção de alimentos na área de panificação. O curso buscou oferecer novas oportunidades de geração de renda e inclusão, capacitando os participantes para o mercado de trabalho.
“Participar do curso foi uma oportunidade única para mim. Aprendi muitas receitas novas, que já venho testando em casa, além disso fiz muitos amigos e ganhei confiança para buscar a minha liberdade,” afirma a aluna Leona Handel.
Para o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual, Rafael Calumby, capacitar a população LGBT vai além do ensino profissional: “É oferecer ferramentas para a autonomia e a dignidade, ampliar oportunidades e fortalecer nossa comunidade no município,” destaca Calumby.
Jackson Nunes, secretário de Direitos Humanos e Cidadania de São Vicente, diz que o curso é uma forma de incentivar a geração de emprego e renda para uma população que encontra dificuldade em acessar um trabalho formal. “Sabemos a luta que é se inserir no mercado, por isso a ideia é fazer outros cursos em parceria com a SJC”, declara Nunes.
Formatura do Curso Transformar de Panificação
Data: sexta-feira (08/11)
Horário: 14 horas
Local: EMEF Vera Lúcia, na Av. João Francisco Bensdorp, 1.386, bairro Cidade Náutica – São Vicente (SP)