A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) participou, na tarde desta segunda-feira (6), da solenidade de outorga do Colar do Mérito Eleitoral Paulista, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Na categoria especial, receberam a homenagem os ministros do Superior Tribunal de Justiça Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva e Paulo Dias de Moura Ribeiro, além do governador Tarcísio de Freitas. Já na categoria Juízes do TRE-SP, receberam a comenda o desembargador Luís Paulo Cotrim Guimarães, a juíza Maria Cláudia Bedotti, o juiz Regis de Castilho Barbosa Filho e os juristas, Rogério Luis Adolfo Cury e Claudio José Langroiva Pereira.
O presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes, destacou que a entrega do Colar simboliza o compromisso do Tribunal com a preservação da democracia. “A outorga do Colar reafirma nossa missão de cultivar, proteger e fortalecer a democracia. Mais do que premiar trajetórias individuais, celebramos o impacto coletivo desses homens e mulheres na vida pública e no processo eleitoral”, afirmou.
Para o secretário Fabio Prieto, a cerimônia representa o reconhecimento ao trabalho de quem dedica sua trajetória à causa pública. “A homenagem prestada pelo TRE-SP mostra o compromisso das instituições paulistas com a democracia e a consolidação da Justiça Eleitoral como um dos pilares do Estado Democrático de Direito”, declarou.
Instituído em 1999, o Colar do Mérito Eleitoral Paulista é uma honraria concedida pelo TRE-SP e reconhece personalidades que contribuíram significativamente para o fortalecimento da democracia e do processo eleitoral.