SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HMOD06D1V77Q52QV0
Z7_086423G03HMOD06D1V77Q526V3

Mais de 250 indígenas celebram o “Ara Mombareté” – Tempo de fortalecer em Peruíbe

Encontro foi realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania e pela Prefeitura de Peruíbe

30/08/2025
Foto ilustrativa

Com cores, cantos, saberes e tradições, Peruíbe viveu na última sexta-feira (29) um dia de celebração e fortalecimento da cultura indígena. O “Agosto Indígena – Ara Mombareté” – Tempo de fortalecer, promovido pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas, em parceria com a Prefeitura de Peruíbe, reuniu 15 aldeias e cerca de 250 indígenas na Praça Flórida, em um grande encontro que exaltou a memória, a cultura e a resistência dos povos originários do litoral sul paulista.

A programação contou com rodas de conversa, oficinas de artesanato e grafismo, cantos tradicionais, coral indígena, apresentações culturais e o lançamento do livro “Saberes e Conhecimentos Ancestrais”, tendo como um dos organizadores da obra, o líder espiritual do povo tupi-guarani da terra indígena Piaçaguera, Pitotó Awadju,e , entre os destaques estiveram o coral da Aldeia Nhamandu Mirim e as apresentações das aldeias Tabaçu, Tapirema e Piaçaguera.

Estiveram presentes o secretário da Justiça e Cidadania em exercício, Raul Christiano; o prefeito de Peruíbe, Felipe Bernardo; o coordenador de Políticas para os Povos Indígenas, Cristiano Kiririndjú; o representante da Fundação Nacional de Povos Indígenas (Funai), Cacique Ubiratã Gomes; representantes da Fundação Florestal e do SEBRAE-SP, além de vereadores e autoridades locais.

O secretário em exercício, Raul Christiano, ressaltou a importância da iniciativa: “O Agosto Indígena é um espaço de valorização, reconhecimento e fortalecimento das comunidades indígenas, que nos ensinam diariamente sobre identidade, resistência e preservação da vida. Em São Paulo, o tema indígena tem recebido atenção especial do governador Tarcísio de Freitas e do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o que fortalece ainda mais ações como esta, que aproximam a sociedade dos saberes e tradições dos povos indígenas”.

O prefeito Felipe Bernardo destacou a relevância da parceria: “Peruíbe tem uma forte presença indígena e este evento reforça o compromisso da cidade em valorizar a cultura, preservar os saberes ancestrais e promover o respeito à diversidade. Com o apoio do Governo de São Paulo, damos ainda mais força a essa união entre município, Estado e comunidades indígenas”.

O coordenador de Políticas para os Povos Indígenas, Cristiano Kiririndjú, também destacou o impacto da celebração: “Este é um tempo de fortalecer as raízes, preservar os saberes ancestrais e garantir que as futuras gerações tenham orgulho da sua identidade. Com o apoio do governador Tarcísio de Freitas e dos secretários Fábio Prieto e Raul Christiano, reafirmamos a luta e a união dos povos indígenas de Peruíbe em sintonia com a sociedade”.

O evento se estendeu até altas horas da noite, encerrando-se com uma emocionante cantoria indígena que envolveu todos os participantes, celebrando a cultura e fortalecendo os laços entre as comunidades e a sociedade.

Complementary Content
${loading}