O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) de Suzano, programa da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), será reinaugurado nessa sexta-feira (29), às 9 horas. O convênio com a Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (AAMAE) foi renovado e as atividades da unidade serão retomadas integralmente no Cineteatro Wilma Bentivegna, na Rua Paraná, 70 - Jardim Paulista.
Desde o início de seu funcionamento, em novembro de 2019, o CRAVI Suzano se destacou pelo atendimento às vítimas diretas e indiretas de crimes contra a vida como homicídios, feminicídios e latrocínios, oferecendo apoio psicológico, social e jurídico gratuitos.
Gerida pela AAMAE, em conjunto com a Prefeitura de Suzano e a SJC, a unidade prestou 5.246 atendimentos entre 2019 e 2024 à população. Até a renovação da parceria, as atividades da unidade ficaram reduzidas, entre outubro de 2024 e julho de 2025, porém nunca foram interrompidas.
Histórico da unidade
A atuação do CRAVI em Suzano teve início após atendimentos na Escola Estadual Raul Brasil, por meio de ações desenvolvidas depois de um ataque contra alunos e funcionários na instituição de ensino. A partir daí, foi firmado um convênio entre a prefeitura e a Secretaria da Justiça e Cidadania, que viabilizou a criação de uma unidade fixa do programa no município.
A prefeitura cedeu um espaço físico no Paço Municipal, onde hoje funciona a unidade CRAVI de Suzano, localizada no subsolo do prédio. Além do local, o município também forneceu infraestrutura como mobiliário, equipamentos, internet e suporte técnico.
Serviço
Reinauguração CRAVI Suzano
Data: sexta-feira, 29 de agosto
Horário: 9 horas
Local: Cineteatro Wilma Bentivegna: R. Paraná, 70 - Jardim Paulista, Suzano – SP