Secretário da Justiça em exercício participa de capacitação técnica sobre o edital do FID

Lançado no final de 2021, chamamento do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos recebe propostas até 10 de março

Uma capacitação técnica foi realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na tarde desta segunda-feira (17), para interessados no Edital do Chamamento Público lançado em dezembro de 2021 pela Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) para a apresentação de propostas de projetos a serem apoiados pelo Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID).

Na abertura dos trabalhos, o secretário da Justiça e Cidadania em exercício, Luiz Orsatti Filho, ressaltou a importância de projetos que façam a abrangência de múltiplos temas, e destacou a mobilidade urbana, recuperação de área urbana degradada e implantação de áreas verdes como prioritários. Ele também comentou sobre a versatilidade do edital de chamamento. “O Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos é o mais democrático de todos os fundos porque ele abrange uma gama enorme de escopos, por isso a sua importância”, definiu.

Um dos capacitadores, o turismólogo e pós-graduado em Gestão de Projetos, Evandro Junior Ferreira, considera o edital completo e objetivo, mas defende que “a capacitação é importante para sanar dúvidas e incertezas sobre se o projeto se encaixaria ou não no edital”.

Durante o evento, as demais capacitadoras, a jornalista atuante nas áreas de produção cultural e gestão de projetos, Cibeli Moreti, ressaltou a importância de englobar a demanda do edital em mais de um tema e da entrega completa de todos os documentos, e a responsável pela equipe técnica do FID, Aline Shimamoto, tirou as dúvidas dos participantes do evento que foi realizado de maneira híbrida, com transmissão on-line. A íntegra do encontro pode ser conferida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=LVypY6ztYgw

Chamamento

Podem participar do edital órgãos da administração pública direta e indireta nos âmbitos federal, estadual e municipal, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público e entidades civis sem fins lucrativos. Serão aceitas propostas que solicitem apoio financeiro de até R$ 1 milhão.

Os pedidos de esclarecimento, decorrentes de dúvidas na interpretação do edital e de seus anexos, deverão ser encaminhados com antecedência mínima de 10 dias úteis da data limite para envio da proposta, exclusivamente pelo e-mail duvidaseditalfid2021@justica.sp.gov.br. No campo assunto deve constar a seguinte informação: “Solicitação de esclarecimento – Edital de Chamamento Público nº SJC/FID/2021”.

O edital está disponível no link: https://justica.sp.gov.br/index.php/fid-lanca-edital-de-chamamento-publico-para-apresentacao-de-projetos/