Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares visita Secretaria da Justiça

O secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa, recebeu nesta quinta-feira (26/08) o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, que discorreu sobre a história do negro no Brasil e apresentou iniciativas desenvolvidas pela instituição com intuito de orientar e organizar o movimento que luta pela igualdade entre os povos.

A Faculdade Zumbi dos Palmares é uma instituição comunitária, idealizada por negros, que tem como foco a cultura, a história e os valores da negritude: 85% dos alunos são negros autodeclarados.

O reitor convidou o secretário da Justiça para participar da 5ª edição do Seminário Internacional sobre Liberdade: o Legado de Luiz Gama na Luta pelos Direitos da População Negra Brasileira, que acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro, no Memorial da América Latina, durante a programação da FlinkSampa. Luiz Gama, conhecido como o advogado dos oprimidos e um dos maiores líderes abolicionistas do Brasil.

Márcio Elias Rosa aceitou o convite para palestrar sobre ‘Justiça e Liberdade” e falou sobre a importância do trabalho de capacitação de profissionais; educação; dignidade da pessoa humana.

A atividade contará com mesas de discussão com diversos enfoques: Mulher Negra e Liberdade; Política e Liberdade; Viver em Liberdade: a questão dos refugiados no Brasil; Liberdade e Trabalho; Liberdade de Expressão e de Imprensa; Liberdade Religiosa; Educação para Liberdade; Violência e Liberdade, entre outras.

Idealizada e organizada pela Faculdade e pela ONG Afrobras, a FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra tem como lema “Eu quero Liberdade”, em referência ao direito do negro à liberdade física, de expressão individual e coletiva, de exercer qualquer trabalho ou profissão e, sobretudo, ao direito de ir e vir.

A programção inclui debates literários com autores brasileiros e estrangeiros, lançamento de livros com sessões de autógrafos, espetáculos de teatro e de dança, exibição de filmes, oficinas de moda e beleza e atividades especiais para crianças.

O professor também falou sobre o Troféu Raça Negra, que anualmente reverencia uma personalidade de destaque da comunidade negra nacional ou internacional. Na edição deste ano, Elza Soares, a voz do milênio de acordo com a BBC -Londres, será a grande homenageada, no dia 21 de novembro, na Sala São Paulo. O evento integra a semana da Consciência Negra e é considerado o “Oscar” da comunidade negra brasileira.

A Faculdade Zumbi dos Palmares recebeu esse nome em homenagem ao principal representante da resistência negra na época da escravidão do Brasil Colonial e líder do Quilombo dos Palmares. No dia 20 de novembro de 1995, o governo brasileiro reconheceu o líder como grande herói e instituiu a data como o Dia da Consciência Negra.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

 

Governo do Estado de SP