Palestra da Secretaria da Justiça sobre tráfico de pessoas em Franca

A Pastoral Afro de Franca, em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, promove, desde o dia 11, a Semana da Consciência Negra. O evento, que prossegue até o dia 20, contou no sábado (12) com palestra do o coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), da Secretaria, Flávio Antas Corrêa, em palestra sobre “O Tráfico de Pessoas e seus desdobramentos”. A palestra aconteceu na Capelinha Nossa Senhora Aparecida, em Franca.

Flávio Antas Corrêa ressaltou as ações da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania na prevenção e no combate ao tráfico de pessoas. Durante a exposição, falou sobre o Programa Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que trata da prevenção e repressão ao tráfico interno e internacional de pessoas e de medidas de atenção às vítimas e aos seus familiares, bem como sobre Projeto de Disseminadores de Conhecimento, elaborado pelo NETP.

A professora Vânia Maria da Silva Soares, da Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania – CGAPDC – esteve presente na abertura do evento.

A CGAPDC é um importante instrumento de participação popular e garantia do exercício dos direitos humanos a todos os cidadãos. Trata-se da primeira iniciativa realizada por um Estado Federado na adoção de políticas públicas em defesa dos direitos fundamentais.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em todo o país no dia 20 de novembro com o objetivo de discutir as violações aos direitos da população negra e o enfrentamento ao racismo, chamando a atenção da população para a importância de refletir a relevância da cultura do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. A data homenageia Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e morreu em 20 de novembro de 1695.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(11) 3291.2612

Governo do Estado de SP