“Novembro de Oportunidades”: Mais de 600 pessoas recolocadas no mercado de trabalho
Ação promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania facilita acesso ao mercado de trabalho, por meio de inclusão em áreas de vulnerabilidade
A Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste, promoveu durante o último mês, a ação intitulada “novembro de oportunidades na quebrada”, com 1.567 vagas de emprego, para diversas empresas como Amazon, Mercado Livre, JadLog, Adecco, entre outras. Como resultado, compareceram para entrevista 1.001 candidatos, e desses, 621 foram contratados, e já estão trabalhando.
O objetivo da ação é facilitar o acesso dos interessados, com processos seletivos presenciais na sede do CIC, além de ajudar os trabalhadores da região a conquistarem uma recolocação profissional nos bairros onde residem. As vagas são temporárias com possibilidade para efetivação, para os cargos de Auxiliar de Logística, Auxiliar Operacional, Atendente de Caixa, Ajudante Geral, e Auxiliar de Cozinha. Os salários variam entre R$1.670,00 e R$1.953,00, e incluem benefícios.
Segundo a coordenadora do programa, Tatiana Rached Campos, “oferecer essas oportunidades, sobretudo nas regiões de maior vulnerabilidade, assegura que o cidadão terá acesso direto às políticas públicas e aos direitos fundamentais. Isso não apenas promove a inclusão e a dignidade social, mas também fomenta a autonomia e o desenvolvimento dessas comunidades, gerando um impacto positivo que pode transformar vidas e reduzir desigualdades históricas.”
CIC
O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) do Governo do Estado de São Paulo, que visa facilitar o acesso à serviços públicos gratuitos em áreas vulneráveis, por meio da integração de órgãos públicos e organizações não governamentais em um único espaço, bateu recorde de atendimentos no 1º semestre de 2024, com 1.143.397, uma média de 190,5 mil por mês, distribuídos nos 18 postos do CIC na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. O resultado, com maior número de atendimentos para período, em comparativo com os anos de 2022 (765.573), e 2023 (961.543), demonstra a importância dos CICs para a população.