Imesc amplia coleta de DNA ao criar unidade em Catanduva

O Instituto de Medicina Social e Criminologia de São Paulo (Imesc) deu mais um passo para ampliar e descentralizar a coleta de DNA para exames de paternidade ao criar na sexta-feira (24/07) uma nova unidade no município de Catanduva.

A Unidade de Descentralização das Perícias de Vínculo Genético do Imesc vai funcionar na sede do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Sua criação contribuirá para acelerar os resultados dos exames e desafogar a unidade de coleta de São José do Rio Preto.

De acordo com dados estatísticos do Imesc, referentes ao presente exercício, foram agendados 548 exames de investigação de vínculo genético, no Hemocentro de São José do Rio Preto, parte de uma demanda que poderá ser agora absorvida pelo CEJUSC de Catanduva.

As coletas abarcarão todas as Comarcas integrantes da 15ª Circunscrição Judiciária, cujas sedes são: Santa Adélia, Novo Horizonte, Urupês, Itajobi e Tabapuã.

  

“O posto de coleta é uma parceria entre Imesc, Cejusc e Faculdades Integradas Padre Albino (Fipa). Com a implantação das coletas de DNA em Catanduva, não será mais necessário que as partes interessadas, carecedoras da gratuidade judiciária, desloquem-se até São José do Rio Preto, proporcionando maior celeridade e eficiência na prestação jurisdicional”, explica o superintendente do Imesc, Sérgio Maranhão.

O secretário adjunto Luiz Madureira, representou a Secretaria da Justiça de da Defesa da Cidadania, na cerimônia de inauguração da unidade, realizada no Fórum. Ele disse que era motivo de orgulho estabelecer essa parceria com a iniciativa privada. “A Secretaria de Justiça veio aqui para dizer que essa será a primeira de muitas parcerias que possamos fazer na região”.

Para o juiz diretor do Fórum e coordenador do Cejusc de Catanduva, a inauguração da unidade trará muitos benefícios aos cidadãos. “Estou muito feliz em realizar a inauguração porque a formalização aconteceu lá trás. Isso representa uma autonomia muito grande para o município e a partir de hoje não dependeremos mais de São José do Rio Preto. Esse serviço vai desafogar e muito Rio Preto e os cidadãos de Catanduva não precisarão mais deslocar do município”.

   

A cerimônia contou com a presença do prefeito Geraldo Vignoli, para quem a unidade vem a se somar a outras iniciativas que têm o potencial de atingir bem mais do que a população do município, para se estender a 300 mil pessoas que residem na região.

Segundo o superintendente Sergio Maranhão, a iniciativa tem por objetivo a agilidade nos serviços e o atendimento ao cidadão. “O Imesc espera contribuir para a celeridade da Justiça e colocar a Justiça mais próxima do cidadão”.
Ao final da cerimônia, profissionais do Imesc demonstraram como é feita a coleta de DNA.

Silvano Tarantelli
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Coordenador de Comunicação
Tel.: (11) 3291-2697

 

Governo do Estado de SP