Coordenador de Políticas para a População Indígena participa de evento da UNIFESP
Cristiano Kiririndju falou sobre o novo curso de formação específica de professores de escolas indígenas do Estado de São Paulo
A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) realizou na última terça-feira, 10/10/23, mais um encontro do Ciclo Preparatório da Licenciatura Intercultural Indígena (LINDI), que precede o início, ano que vem, do curso específico para a formação de docentes para as escolas indígenas paulistas. O evento aconteceu no Museu das Culturas Indígenas, na Água Branca, e reuniu coordenadores pedagógicos, professores e representantes de diversas etnias do estado. O encontro também contou com uma palestra do Coordenador de Políticas para a População Indígena, da Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo, Cristiano Kiririndju.
Cristiano revelou que se sentiu muito honrado em colaborar para o futuro das novas gerações indígenas em São Paulo: “a educação indígena paulista está nascendo aqui, com seus aspectos pedagógicos e existenciais, disciplinas interculturais e o ensino de cada idioma indígena”, confirmou Kiririndju.
O curso de formação de professores indígenas vai virar realidade no próximo ano, com o apoio de recursos federais para transporte, hospedagem, estadia e alimentação aos alunos que vivem em diferentes regiões. Haverá também uma bolsa para estudantes e auxílio extra para a produção de material didático.
Ao final, foi definido que a primeira turma de Licenciatura Intercultural Indígena estará em sala de aula já em Março de 2024!